Carioca: Globo acata liminar e confirma transmissão de Fluminense x Botafogo

Em comunicado, a Globo disse que irá recorrer da decisão e ainda esclareceu 'que os clubes são livres para transmitir seus jogos'

Publicado em .

Em comunicado, a Globo disse que irá recorrer da decisão e ainda esclareceu 'que os clubes são livres para transmitir seus jogos'

Rio de Janeiro, RJ, 04 (AFI) - A Globo confirmou neste sábado que irá acatar a ordem judicial e transmitir o clássico entre Fluminense e Botafogo, válido pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. A partida será às 16h deste domingo.

A liminar foi concedida a pedido da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) após a emissora comunicar a rescisão do contrato por conta de uma 'guerra judicial' com o Flamengo.

Em comunicado, a Globo disse que irá recorrer da decisão e ainda esclareceu 'que os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido'.

Foto: Lucas Merçon/FFC
Foto: Lucas Merçon/FFC
ENTENDA O CASO

Para transmitir jogos de futebol, era preciso negociar com as duas equipes envolvidas. A Globo entrou em acordo com todos do Campeonato Carioca, exceto o Flamengo. Com a publicação da Medida Provisória 984 por Jair Bolsonaro, é necessário agora negociar apenas com o mandante.

O Flamengo entendeu que poderia transmitir os jogos como mandantes em suas plataformas, pois não tinha contrato anterior com a emissora. E realmente transmitiu o jogo contra o Boavista em 1º de julho.

Já a Globo entendeu que, como tinha contrato com o Boavista, este deveria ser respeitado, mesmo com a nova MP. No dia seguinte ao jogo do Flamengo, a Globo anunciou que se viu lesada e comunicou rescisão de contrato com todos do Campeonato Carioca, apesar de informar que pagaria as cotas restantes de 2020.

No mesmo dia, a Ferj emitiu comunicado pedindo que as equipes que tinham contrato não transmitissem os jogos. O Vasco não atendeu ao pedido e transmitiu a partida contra o Madureira na Vasco TV, no YouTube. Na sexta, a Ferj conseguiu liminar na Justiça e agora a Globo acatou.

(Confira a nota da Globo após o vídeo)

CONFIRA A NOTA DA GLOBO

"A Globo rescindiu essa semana o contrato para a transmissão do Campeonato Carioca pela violação dos seus direitos de exclusividade, mas recebeu ontem à noite uma ordem judicial que a obriga a transmitir os jogos sobre os quais tinha direito quando o contrato estava em vigor.

A Globo vai recorrer da decisão, mas, em respeito à Justiça e aos Clubes, dos quais é parceira histórica, vai transmitir a partida de amanhã entre o Fluminense e o Botafogo pela semifinal da Taça Rio, na TV Globo, no SporTV e no Premiere.

A Globo esclarece que os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido. Para transmitir o jogo que acontece amanhã, às 16h, no Estádio Nilton Santos, a Globo está acionando um protocolo de urgência que garanta a logística para uma transmissão com o padrão de qualidade de sempre e que resguarde a segurança e a saúde das equipes de transmissão.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, entende a sua importância para clubes, jogadores, marcas e torcedores e reitera a sua crença de que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."