ESPECIAL SUBS: Palmeiras e Flamengo dominam categorias de base de 2019

O São Paulo estragou a festa em alguns momentos, mas acabou ficando em segundo plano

Publicado em .

O São Paulo estragou a festa em alguns momentos, mas acabou ficando em segundo plano

Campinas, SP, 25 (AFI) - Palmeiras e Flamengo comandaram o ano nas categorias de base. Assim como ocorreu no profissional, a dupla brigou por todos os títulos da garotada na temporada 2019. Em competições nacionais, o Verdão levou a Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20, enquanto o Mengão conquistou o Brasileirão das mesmas categorias. Na Supercopa, nova vitória alviverde.

Nos torneios paulistas, o Palmeiras conquistou dois títulos (Sub 15 e Sub-20), mas o São Paulo estragou a festa alviverde ao conquistar o Sub 13 e o Sub 17. O Santos foi campeão Sub 11. O XV de Jaú, por sua vez, conquistou o Sub 20 da Segunda Divisão. No Brasileiro de Aspirantes, deu Grêmio, contra o Internacional.

Confira os destaques abaixo:

PAULISTA SUB 11
O Santos foi o novo campeão do Campeonato Paulista Sub-11. O time alvinegro superou o Palmeiras nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal, em partida realizada no Pacaembu. O equilíbrio aconteceu também no primeiro jogo, quando os dois times empataram pelo mesmo placar no Vila Belmiro.

A última conquista do Santos na menor categoria de base do futebol paulista havia sido em 2013, quando derrotou a Portuguesa. Já o Palmeiras participa das finais do Paulista Sub-11 desde 2014, sagrando-se campeão justamente diante do Santos em 2015 e 2017, além de levantar o título em 2016 diante do Guarani.

PAULISTA SUB 13
São Paulo conquistou o título do Campeonato Paulista Sub 13. O time do Morumbi foi ao estádio Bento de Abreu, em Marília e venceu o time da casa por 1 a 0 pela segunda partida da final. Como já tinha vencido o jogo de ida, no José Liberatti, em Osasco, por 3 a 2, o São Paulo poderia até empatar para garantir o título, mas comemorou a conquista com nova vitória.

Em 19 jogos no Campeonato Paulista Sub 13, o São Paulo conquistou 14 vitórias, dois empates e perdeu apenas três partidas. Foram 56 gols marcados e 18 sofridos. Essa foi a primeira conquista do São Paulo na categoria, que existe desde 2008.

PAULISTA SUB 15
O Palmeiras não deu a menor chance ao rival Santos, nesta quarta-feira, e conquistou o Campeonato Paulista Sub-15 após goleada, por 5 a 0, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os rivais já haviam empatado sem gols na primeira partida da final. Allan Andrade, Giovani, Robert e Wendell (2) anotaram os gols alviverdes.

O Palmeiras foi campeão do Paulistão Sub-15 com 24 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. A garotada ainda anotou 107 gols e sofreu 21. O Paulistão Sub-15 começou com 69 participantes. O Palmeiras foi líder dos seus grupos nas três primeiras fases e, antes de superar o Santos, eliminou a Ponte Preta nas quartas de final e o Red Bull Brasil nas semifinais.

Palmeiras foi campeão Sub 15
Palmeiras foi campeão Sub 15

PAULISTA SUB 17
Em um jogo emocionante na final do Campeonato Paulista Sub-17, no Pacaembu, o São Paulo venceu o Palmeiras nos pênaltis e se sagrou campeão. O time do Morumbi tinha vencido a partida de ida, em seu estádio, por 2 a 0, e graças a essa vantagem levou a decisão para as penalidades mesmo perdendo por 4 a 2 nesta quarta-feira.

PAULISTA SUB 20
Com emoção até o fim, o Palmeiras se sagrou campeão do Campeonato Paulista Sub 20. O time da capital venceu o Red Bull Brasil, por 3 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pelo jogo de volta da final, e garantiu o título com gol no último minuto.

Depois de perder o jogo de ida, por 2 a 0, o Palmeiras precisava reverter a vantagem e conseguiu vencer, por 3 a 0, com dois gols de Gabriel Veron e um de Gabriel Silva, garotos do Sub-17, já aos 49 minutos do segundo tempo.

PAULISTA SUB 20 2ª DIVISÃO
O XV de Jaú foi o campeão do Campeonato Paulista Sub-20 - 2ª Divisão. A conquista aconteceu no dia de aniversário de 95 anos do clube. O time visitou a Inter de Bebedouro no estádio Sócrates Stamato, e venceu por 2 a 0, com dois gols de Luzinel. Este foi o segundo título do XV na categoria, que já havia conquistado em 2016, diante do Diadema.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB 20
O Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 e se sagrou campeão brasileiro em três categorias no mesmo ano. Além do Sub-20, o Fla conquistou o Brasileiro Sub-17 e o Brasileirão profissional. Essa marca vem justamente no primeiro ano de disputa da competição na categoria sub-17.

Palmeiras e Flamengo disputaram os principais torneios da base
Palmeiras e Flamengo disputaram os principais torneios da base

COPA DO BRASIL SUB 20
O Palmeiras foi campeão inédito da Copa do Brasil Sub-20. Em jogo eletrizante no Independência, o Verdão conseguiu ficar com dois de vantagem no placar, viu o Cruzeiro virar por 4 a 3 e levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, os paulistas foram mais eficientes e se deram bem sobre os mineiros: 4 a 1 no placar com o goleiro Gomes defendendo uma.

Os gols do jogo foram assim: Patrick de Paula abriu para o Verdão. Que viu a Raposa empatar com Welinton. Depois, Anibal e Alanzinho colocaram os paulistas novamente à frente. Mas Adriano, Thiago e João Luiz deram a virada aos mineiros. No encontro da ida, em São Paulo, o Alviverde havia vencido por 2 a 1.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB 17
O Flamengo se tornou o primeiro campeão do Brasileirão Sub-17. Depois de conquistar uma virada incrível no primeiro jogo, o Rubro-Negro voltou a vencer o Corinthians, dessa vez por 2 a 1 (6 a 4 no agregado), e ficou com o título da competição. No Kleber Andrade, em Cariacica (ES), Lázaro e Ryan Luka anotaram os gols da vitória carioca.

COPA DO BRASIL SUB 17
O Palmeiras se sagrou campeão da Copa do Brasil Sub-17. Após perder a primeira partida para o São Paulo por 3 a 2, o Verdão enfrentou o arquirrival no estádio do Pacaembu e venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Gabriel Veron e Gabriel Silva. É a segunda vez na história que o Palmeiras levanta o caneco da competição, já tendo sido campeão da Copa do Brasil da categoria em 2017

SUPERCOPA SUB 17
O Palmeiras fechou a temporada com mais um título nas categorias de base. Depois de vitória por 2 a 0 no jogo de ida, o time paulista perdeu para o Flamengo por 3 a 2 no Maracanã, pela partida de volta da Supercopa Sub 17 e ficou com título da competição.

O torneio colocou frente a frente o campeão brasileiro e do Copa do Brasil na categoria. E, 2019, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, garantiu também a conquista da Supercopa.

SUPERCOPA SUB 20
O Flamengo é o novo campeão da Supercopa Sub-20! Depois de conquistar uma grande vitória por 3 a 0 no jogo de ida da decisão, a equipe carioca reencontrou o Palmeiras, e apesar da derrota por 1 a 0 (3 a 1 no agregado) garantiu o título da competição. Protagonistas das categorias de base em 2019, rubro-negros e alviverdes fizeram um duelo bem disputado na Fonte Luminosa e fecharam o ano do futebol brasileiro em alto nível.

Flamengo levou a melhor sobre o Palmeiras - Thais Magalhães / CBF
Flamengo levou a melhor sobre o Palmeiras
O Flamengo se credenciou para a Supercopa Sub-20 depois de vencer o Brasileirão da categoria e com o título deste domingo vai poder disputar a Libertadores no próximo ano.

BRASILEIRO ASPIRANTES
O Internacional se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019. O Colorado enfrentou o arquirrival Grêmio no segundo jogo da decisão e venceu pelo placar de 1 a 0, conquistando o torneio pela segunda vez na história - o primeiro aconteceu em 2017. O atacante Pedro Lucas marcou o gol do título para a equipe do Beira-Rio.