Com toda categoria de base feita na Europa, brasileiro é destaque na Coreia do Sul

No Velho Continente desde os 13 anos, Willyan Barbosa soma passagem por Torino, Beira-Mar, Nacional e Vitória de Setubal

Publicado em .

No Velho Continente desde os 13 anos, Willyan Barbosa soma passagem por Torino, Beira-Mar, Nacional e Vitória de Setubal

Campinas, SP, 08 (AFI) - No último final de semana, chegou ao fim a 32ª rodada da K League 2, da Coreia do Sul, com a liderança do Gwangju FC, agora com sete pontos à frente do segundo colocado Busan.

O primeiro colocado venceu o Asan Mugunhwa, por 1 a 0, fora de casa, com gol de Willyan Barbosa, aos 18 minutos do segundo tempo.

O lance da jogada foi construído com plástica: após passe de Felipe, o atacante recebeu no bico da área, driblou dois adversários e tocou na saída do goleiro para anotar o seu oitavo tento na competição nacional.

"Muito feliz pelo gol, mas a vitória foi de todos. O elenco brigou a todo instante e não desistiu um minuto sequer. Conquistamos grande vitória fora de casa e abrimos boa vantagem em termos de pontuação em relação ao segundo colocado", comentou.

Willyan Barbosa é um dos principais destaques da segunda divisão da Coreia do Sul
Willyan Barbosa é um dos principais destaques da segunda divisão da Coreia do Sul

CURRÍCULO

Willyan Barbosa foi contratado pelo Gwangju no começo da temporada após ter tido destaque com a camisa do Panetolikos (GRE).

A carreira do atleta, entretanto, foi feita desde as categorias de base na Europa. Ao desembarcar no Velho Continente com apenas 13 anos, acertou com o Torino (ITA), clube pelo qual defendeu por sete temporadas, até se profissionalizar e acertar transferência ao futebol português.

A primeira experiência em Portugal foi pelo Beira Mar na segunda divisão, torneio no qual foi bem e acertou transferência ao Nacional da Ilha da Madeira.

Após dois anos, o Vitória de Setúbal surgiu como interessado e contratou o brasileiro. Em 2017/18, porém, Panetolikos fechou a negociação - agora, foi adquirido pelo Gwangju, da Coriea do Sul, e é um dos nomes fortes do elenco na K League 2.

Com apenas sete meses no futebol asiático, Willyan soma oito gols na competição e quatro assistências - são quatro bolas na rede nas últimas cinco rodadas.

Em votação realizada pela Associação de Futebol Profissional da Coreia (AFPC), Barbosa foi eleito o melhor jogador da rodada ao lado do zagueiro Jun Joon.