11 jogadores de Futebol entre os 20 mais valiosos para marcas

Pesquisa SportPRO / Nielsen definiu a lista dos 50 atletas mais valiosos do mundo para marcas patrocinadoras

por BRUNO BETELLI

A pesquisa 50MM (Most Marketable Athletes) realizada pela SportPRO em parceria com a Nielsen definiu a lista dos 50 atletas mais valiosos do mundo para marcas patrocinadoras em 2020.

Com Messi e Cristiano Ronaldo nas duas primeiras posições, a tabela ao lado mostra os 20 primeiros jogadores de futebol do ranking.

O macro indicador é chamado de "Influencer Score", pontuação do influenciador, e define a posição no ranking que Neymar figura em sexto lugar. E nós fizemos a tabela abaixo para facilitar a comparação entre as variáveis que compõem o indicador.

4R's

Em inglês são 4R's os indicadores centrais do estudo.

Reach — Alcance

Relevance — Relevância

Resonance — Ressonância ou Repercussão no vocabulário da mídia brasileira.

Return — Retorno

AS COMPARAÇÕES INEVITÁVEIS

Vejam que as notas nos 4 indicadores centrais de Messi, CR7 e Neymar são iguais em Alcance, próximas em Relevância e Ressonância, mas Messi gera mais retorno com menos posts e maior frequência de posts associados a marca (branded posts).

E vejam também que o % de interações de Messi são 2x maiores que de Neymar, e, principalmente, o valor médio de Messi é mais que o dobro comparado ao Neymar e 3 vezes menor que o de Cristiano Ronaldo que lidera disparado o ranking neste quesito, o português sabe construir seu valor.

PÉ NO CHÃO
Este olhar está focado no atleta (maiores estrelas mundiais) e seu valor no mercado para marcas patrocinadoras, mas, como se trata de 3 jogadores de Futebol, nós podemos estender a análise para o valor gerado também ao clube.

Que clube não gostaria de ter jogadores de alto poder influenciador para atrair mais patrocinadores, mais proximidade com seus fãs e, com isso, mais receita?

MESSI - melhor investimento para as marcas
MESSI - melhor investimento para as marcas

COMO SE VALORIZAR ?

O mais comum no mercado é a equipe do próprio jogador (agente) cuidar da imagem do atleta, mas será que este trabalho, apartado do clube, maximiza o potencial de valor de cada jogador?

E ainda, como será o trabalho feito por equipes de agentes e clubes das séries de menor prestígio do Futebol Brasileiro?

Seria interessante termos uma análise como essa somente dos jogadores de Futebol Brasileiros, não acham? Quem sabe.

Abraço e até a próxima.

BRUNO BETELLI

BRUNO BETELLI
Bacharel em Esporte pela EEFE-USP . Na vida profissional começou no Tênis, com 4 anos no marketing da CBT. Já organizou torneios profissionais e internacionais de 2009 a 2012. Depois passou rapidamente pela Koch Tavares, em seguida foi contratado pela BRP, multinacional canadense do segmento de P
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