Verdão x Fla é o jogo mais atraente da rodada do Brasileirão

Ex-favorito, o Palmeiras tenta atenuar a fúria da sua torcida diante do Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Não que o resultado final deste jogo vá mudar alguma coisa no campeonato. Mas que Palmeiras e Flamengo, domingo à tarde (16 horas), na Allianz Arena, é sim o clássico mais atraente da trigésima sexta rodada do Brasileirão 2019, não resta nenhuma dúvida.

Para o técnico Mano Menezes então, é o jogo do ano, se levarmos em consideração que ele poupou boa parte de seus titulares no jogo diante do Fluminense só para poder colocar seu time principal diante do Mengão nesse domingo.

MENGÃO COM FORÇA TOTAL
Em tese, o técnico Jorge Jesus deve colocar em campo os titulares que estiverem em melhores condições físicas, como ocorreu na partida de quarta feira passada diante do Ceará.

Mano Menezes por sua vez, já confirmou que vai escalar o que tem de melhor, pois sonha em vencer o Flamengo e recuperar um pouco de sua moral junto à torcida palmeirense que não anda muito satisfeita com o seu trabalho.

Flamengo está em estado de graça
Flamengo está em estado de graça

ERA FAVORITO...
Como o jogo será na Allianz Arena, o Verdão poderia ser considerado favorito, mas não é bem assim. Vejo o Flamengo hoje num patamar bem superior ao do Palmeiras e mesmo com alguns desfalques o rubro negro carioca tem tudo para fazer outra bela exibição e levar mais três pontos para casa.

Além desse jogo que tem mesmo um brilho diferente, acontecerão outras partidas interessantes neste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro.

CEARÁ PEGA CAMPEÃO
Nesse sábado, por exemplo o Ceará recebe o campeão da Copa do Brasil, o Athetlico Paranaense, a partir das 19 horas. Ceará mudou seu técnico (contratou Argel Fucks para o lugar de Adilson Batista) e deve entrar em campo ainda mais motivado para vencer o Furacão.

Mas como tecnicamente o time paranaense é bem superior, o favoritismo é todo dele nesse jogo. Também no sábado, o Botafogo carioca que está em alta, recebe o Inter, que vem de derrota em casa. Jogo equilibrado.

FLU CONTRA LANTERNA
No domingo, as 16 horas, o Avaí, que já caiu, enfrenta o Fluminense, que ainda luta para não cair. Tricolor é mais time e deve vencer. Em Goiânia o Goiás enfrenta o Fortaleza de Rogério Ceni. Tudo pode acontecer.

As 18 horas, o Atlético MG enfrenta o Corinthians. Timão precisa mais dos pontos pois ainda está de olho na Libertadores. É jogo sem favorito. O CSA joga em Maceió contra o Bahia. Como o time baiano está em fase de baixo aproveitamento, o CSA tem chance de vitória.

Palmeiras deu vexame contra o Fluminense
Palmeiras deu vexame contra o Fluminense

DUELO NO SUL
As 19 horas, o Grêmio pega o São Paulo. Em casa, Tricolor gaúcho leva algum favoritismo, mas o Tricolor paulistano tem chance de surpreender. O Santos joga na Vila contra a Chapecoense, que já caiu. Dá Peixão na cabeça.

Na segunda feira, as 20 horas, Vasco da Gama x Cruzeiro. Favoritismo do time de Vanderlei Luxemburgo que atravessa fase bem superior ao do time azul de BH.

C * U * R * T * A * S

* ANTES desta rodada, a antepenúltima do Brasileirão de 2019, a classificação é a seguinte. Flamengo já é campeão e lidera fácil o campeonato com 84 pontos. Santos e Palmeiras vem a seguir com 68 pontos, mas o Peixe tem uma vitória a mais e por isso é o segundo colocado.

O Grêmio e Athletico PR tem 59. São Paulo, 57. Corinthians, 53. Internacional, 51. Goiás, 49. Fortaleza, 46. Bahia, 45. Vasco da Gama, 44. Botafogo e Atlético MG, 42. Fluminense, 41. Ceará, 37. Cruzeiro, 36. CSA, 32. Chapecoense, 28. Avaí, 18. Chape e Avaí já caíram.

ÚLTIMA RODADA

* NO MEIO dessa semana foram disputados dez jogos válidos pela 35ª rodada do Brasileirão. Os resultados: Internacional 1 x Goiás 2, Chapecoense 0 x Botafogo 1, Bahia 1 x Atlético MG 1, Corinthians 3 x Avaí 0,

Flamengo 4 x Ceará 1, Athletico PR 2 x Grêmio 0, Fluminense 1 x Palmeiras 0, Fortaleza 2 x Santos 1. São Paulo 1 x Vasco da Gama 0 e Cruzeiro 0 x CSA 1.

Números - Flamengo tem o maior número de vitórias (26), fez mais gols (77) e tem o melhor saldo (46). São Paulo tem a melhor defesa (25 gols contra em trinta e cinco jogos).

UMA BRINCADEIRA
* HOUVE gente que até comparou o Corinthians que venceu o Avaí por 3 a 0, na última quarta feira à noite, com a Seleção Brasileira de 82 (aquela que tinha Falcão, Sócrates, Junior e outras feras).

É óbvio que houve um exagero por parte do comentarista que fez essa afirmação e que o time de Dyego Coelho não jogou assim tão bem que justificasse essa comparação. Os 3 a 0 foram justos, conquistados com competência, mas é preciso lembrar que o Avaí, adversário do Timão nesse jogo É "só" o último colocado no Brasileirão.e rebaixado para a série B.


* DE QUALQUER forma essa vitória foi um alento para comissão técnica, jogadores, torcedores e diretores do Corinthians. Com os três pontos conquistados o time da fiel passou o Inter, de Porto Alegre, na pontuação geral do campeonato e agora está um pouco mais perto de se classificar para a pré Libertadores do ano que vem.

Os gols do jogo foram marcados por Gustagol, aos 21 minutos do primeiro tempo e Junior Urso aos 6 e Boselli aos 44 minutos da segunda fase. O Avaí só resistiu até o primeiro gol. Depois desmoronou e pouco fez em campo.

VERDÃO DÁ VEXAME

* O PALMEIRAS que perdeu do Fluminense lá no Rio, foi um vexame. Mano Menezes quis poupar jogadores para ter um time inteiro para enfrentar o Flamengo e se deu mal. O Verdão foi desastroso e o Fluminense mereceu a vitória.

O Santos também não conseguiu jogar bem diante do Fortaleza. Time de Rogério Ceni em casa é pedreira para qualquer adversário. Nem Sampaoli fez o Peixe jogar.

O São Paulo fez apenas 1 gols e venceu o Vasco no Morumbi. Depois de quatro jogos sem ganhar, uma vitória. Time está bem perto da Libertadores.

ADEUS A CILINHO

Cilinho: inovador
Cilinho: inovador
* QUERO lamentar aqui a morte do técnico Cilinho um dos mais respeitados treinadores do futebol brasileiro. Ele inovou, criou novos esquemas táticos e nova maneira de dirigir uma equipe de futebol.

Fui amigo dele quando o encontrava todos os dias nos treinamentos do São Paulo onde eu era setorista da Rádio Bandeirantes. Cilinho não tinha muita afinidade com jornalistas ou radialistas. Mas gostou da minha forma honesta e direta de trabalhar e trocou muitas ideias comigo sobre futebol. Que Deus o tenha e nossa solidariedade à toda sua família!!!!

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos