Para o Mengão só falta o Mundial de Clubes em dezembro

Como eu já tinha adiantado, o Palmeiras nem passaria pelo Grêmio. O título ficou mesmo nas mãos do Flamengo

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Confirmado o que prevíamos. O Palmeiras não conseguiu passar pelo Grêmio na tarde deste domingo na Allianz Arena e o Flamengo por tabela ganhou com antecedência o título brasileiro da temporada. Isso depois de ganhar a Libertadores na tarde de sábado, em Lima-Peru e desfilar em carro aberto no centro do Rio de Janeiro para comemorar a conquista da Copa.

Agora, para alcançar a tríplice coroa, maior sonho de todo grande clube, só falta o Flamengo ganhar o Mundial de Clubes no Catar, no próximo mês de dezembro (DIA 17). A conquista da Libertadores e do Brasileiro aconteceu em apenas vinte e quatro horas. Algo impensável alguns meses atrás.

Flamengo virou jogo nos minutos finais
Flamengo virou jogo nos minutos finais

LIVERPOOL COM RESERVAS ?
E como o Liverpool, atual campeão europeu, promete ir com time reserva ao Catar, o Flamengo chegará ao mundo árabe como franco favorito ao titulo do torneio organizado pela Fifa.

É muita estrela para um clube só. Mas também a demonstração de muita competência da sua diretoria que planejou tudo em cada detalhe até chegar ao maravilhoso momento atual.

Foram mais de cinco anos de luta, de comprometimento. As dívidas foram pagas, o elenco foi reforçado e um técnico internacional foi contratado. Aos poucos o time se entrosou, passou a jogar um futebol muito acima da média e atingiu seus dois principais objetivos deste final de semestre. campeão brasileiro e campeão da Libertadores.

SÓ O MUNDIAL
Agora, como disse, só falta ganhar o mundial. Vamos esperar dezembro para ver se esse sonho também se confirma. Paralelamente, os outros clubes que disputam o Brasileiro lutam cada um para atingir objetivos bem mais modestos.

Santos e Palmeiras, por exemplo, queriam vaga na fase de grupo da Libertadores 2020. Já conseguiram. O Grêmio também está muito perto disso. Enquanto São Paulo, Internacional e Corinthians jogam para garantir as últimas vagas existentes naquela competição.

Renato Gaúcho festeja quarto lugar com o Grêmio
Renato Gaúcho festeja quarto lugar com o Grêmio

OUTRA VAGA BRAZUCA
Lembro que o Athletico Paranaense, que ganhou a Copa do Brasil deste ano também já está lá. Aqueles que estão no meio da tabela e não tem preocupação com o rebaixamento, lutam para pelo menos se classificar para a Copa Sul Americana.

Enquanto isso, a guerra desesperada daqueles que estão entre oito últimos colocados está cada vez mais complicada. O Cruzeiro, que já parecia livre dessa tortura, perdeu de 4 a 1 para o Santos e voltou a ficar ameaçado pela degola.

RAPOSA EM APUROS
Se o Fluminense vencer o CSA na noite de hoje em Maceió, o time de Abel Braga já passará a integrar o grupo de quatro piores colocados no Brasileirão 2019. Faltam apenas quatro rodadas para o final do campeonato. Ou seja, ainda há mais 12 pontos em jogo.

Quem melhor souber aproveitar os jogos que faltam para ganhar esses pontos, estará salvo. Quem não conseguir vai disputar a série B no ano que vem. Aliás, já há um clube rebaixado. O Avaí, de Florianópolis..Mas Chapecoense, CSA, Fluminense e Cruzeiro também estão perto disso Podem vir surpresas por aí. . .

C * U * R * T * A * S

* SÃO PAULO foi covarde e permitiu que o Ceará, que lhe é muito inferior tecnicamente, chegar ao empate no final do jogo disputado na noite deste domingo em Fortaleza. O gol tricolor foi marcado por Vitor Bueno, jogador mais lúcido do time, aos 45 minutos do primeiro tempo.

O Ceará que dominou o segundo tempo inteiro só marcou aos 50 minutos da etapa final. Foi um merecido castigo ao técnico Fernando Diniz, que fez alterações erradas que levou seu time a cair muito de produção no segundo tempo da partida. O resultado do jogo foi justo.

São Paulo cedeu empate ao Ceará
São Paulo cedeu empate ao Ceará
* OS ERROS do São Paulo tem sido sempre os mesmos. A escalação nunca é a ideal. O esquema tático exige que os jogadores toquem muito a bola mesmo que lateralmente. O Tricolor não tem profundidade nas suas jogadas.

Ainda assim, como o Ceará foi obrigado a sair para tentar o empate, o São Paulo teve quatro chances de fazer mais um gol e não conseguiu. Foi um vexame completo. Diante disso, já tenho minha opinião formada. Mesmo que vá para a Libertadores em 2019, o São Paulo será desclassificado logo no inicio. Diniz é muito ruim.

TIMÃO NEM EMPATA

* CORINTHIANS não conseguiu nem empatar com o limitado Botafogo carioca na noite deste domingo. Seu time até jogou melhor do que vinha fazendo mas como o gol não saiu a derrota aconteceu e deixou o time um pouco mais distante de alcançar uma vaga na Copa Libertadores.

Jogo foi no estádio Nilton Santos que recebeu bom público porque a diretoria do Botafogo fez promoção que permitia ao comprador do ingresso levar uma acompanhante. Deu certo. Público foi de 20.666 pagantes e com a pressão dele o Botafogo conseguiu vencer.

* O ÚNICO gol do jogo foi marcado por Diego Souza (ele mesmo!) aos 18 minutos do primeiro tempo. Depois disso, o Botafogo plantou-se na defesa e segurou o resultado. Tecnicamente o Corinthians mostrou ser melhor, mas faltou competência a seus jogadores no momento das conclusões.

Melhores do Timão foram Cássio (fez ótimas defesas), Fagner, Gil, Pedrinho e Vagner Love. Na equipe botafoguense destacamos Diego Souza, pelo gol e pela aplicação, o goleiro Gatito, o zagueiro Benevenuto, o volante Cícero e o atacante João Paulo.

PALMEIRAS DISCRETO

* PALMEIRAS fez uma exibição discreta na tarde deste domingo contra o Grêmio na Allianz Arena. Em razão disso perdeu para o Tricolor gaúcho que fez 2 a 1 e deu um enorme passo rumo a garantir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem já na fase de grupos.

O Verdão já tem vaga neste torneio mas precisa melhorar seu futebol. Essa derrota diante do Grêmio foi a segunda de Mano Menezes como técnico do Verdão. Além disso, ela quebrou uma invencibilidade dentro da Allianz Arena que vinha desde 26 de maio de 2018. Time saiu vaiado.

Everton Cebolinha fez um gol do Grêmio
Everton Cebolinha fez um gol do Grêmio
* O FUTEBOL exibido pelo time de Mano Menezes foi exatamente igual aquele que provocou a saída de Luiz Felipe Scolari. Um futebol sem poder ofensivo, só de marcação e taticamente mal praticado.

Exatamente por isso, Felipão foi mandado embora. Mano segue pelo mesmo caminho pois seu esquema tático é exatamente igual ao de seu antecessor. No Palmeiras destaque para Weverton, Marcos Rocha,. Bruno Henrique e Dudu. Borja foi o pior e acabou substituído. No Grêmio destaque para Everton Cebolinha, Leo Moura, Pepe e Diego Tardelli.

* OS GOLS deste jogo foram marcados por Everton Cebolinha aos 24 minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti, Bruno Henrique também de pênalti aos 38 e Pepe, aos 49 minutos da segunda fase, em grande jogada do ataque gremista. Resultado foi merecido.

GOLEADA NO SÁBADO

* A 34ª RODADA do Brasileirão teve apenas um jogo no sábado. Foi o de Santos x Cruzeiro, na Vila Belmiro. A vitória foi do time de Jorge Sampaoli que fez 4 a 1 em cima do time dirigido por Abel Braga. Os gols foram de Orajueda, aos 14, Sasha aos 27 minutos do primeiro tempo.

No segundo período, Marinho fez o gol de desempate. Aos 28 Soteldo marcou o terceiro e aos 45 Pituca fez o quarto. Placar merecido para o Peixe, que jogou um futebol de excelente nível e se classificou definitivamente para a fase de grupos da Libertadores de América.

Inter buscou empate duas vezes com o Fortaleza
Inter buscou empate duas vezes com o Fortaleza
* O CRUZEIRO, que precisava muito dos três pontos, sucumbiu diante de um time melhor armado e de melhor qualidade técnica. Foram muitas as falhas do sistema defensivo cruzeirense que poderão leva-lo ao rebaixamento ainda neste ano.

Dos atletas que defenderam o Cruzeiro só o goleiro Fabio (apesar dos quatro gols) e o lateral Orajueda, produziram um futebol aceitável. Os demais foram discretos e alguns decepcionaram totalmente. Começa a ficar provado que Rogério Ceni tinha razão quando quis tirar os veteranos que só atrapalhavam.

OLHA OS RESULTADOS

* TODOS os resultados da trigésima quarta rodada do campeonato. Santos 4 x Cruzeiro 1, Atlético MG 0 x Athletico PR 1, Goiás 4 x Bahia 3, Palmeiras 1 x Grêmio 2, Internacional 2 x Fortaleza 2 , Ceará 1 x São Paulo 1 , Avaí 0 x Chapecoense 1 .

Nesta segunda feira jogam em Maceió, CSA e Fluminense, do Rio. Os dois precisam da vitória para tentar escapar do rebaixamento. Fluminense tem 35 pontos e se vencer supera o Cruzeiro que voltará a Zona de Rebaixamento. O CSA tem 29 pontos. Se ganhar, vai para 32 e fica três pontos atrás do Flu.

CLASSIFICAÇÃO E PROXIMOS JOGOS

* CLASSIFICAÇÃO geral do Brasileirão 2019. Flamengo campeão com 81 pontos. Santos e Palmeiras, 68 (Peixe é o vice-líder porque tem uma vitória a mais que o Verdão). Grêmio, 59. Athletico PR, 66. São Paulo. 54. Internacional, 51. Corinthians, 50. Goiás, 46.

Bahia e Vasco da Gama, 44. Fortaleza, 43. Atlético MG, 41. Botafogo, 39. Ceará, 37. Cruzeiro, 36; Fluminense, 35. CSA, 29. Chapecoense, 28. Avaí, 18. Se mantiver a quinta colocação na classificação geral o São Paulo vai disputar a fase de grupos da Libertadores que começa em março.

* PRÓXIMOS JOGOS da competição. Quarta feira - dia 27/11 - Internacional x Goiás, em Porto Alegre. Chapecoense x Botafogo, em Chapecó. Bahia x Atlético MG, em Salvador. Corinthians x Avaí, no Itaquerão, as 21 horas. Flamengo x Ceará, no Rio e Athletico PR x Grêmio, em Curitiba.

Na quinta freira, dia 28/11 jogam: as 19h30, Fluminense x Palmeiras, no Rio. Fortaleza x Santos, em Fortaleza as 21 horas. São Paulo x Vasco da Gama, no Morumbi, as 20h30. Cruzeiro x CSA, em Belo Horizonte. Jogos válidos pela 35ª rodada do Brasileiro 2019.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos