Dois clubes paulistas brilham na sexta rodada do Brasileirão

As duas vitórias desses clubes paulistas foram justas. Não que eles tenham jogado um futebol de altíssima qualidade

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Brasileiro versão 2019 teve mais uma rodada no último final de semana. Foi a sexta rodada onde dois clubes paulistas se destacaram em jogos disputados no sábado e no domingo. O Palmeiras, por exemplo, venceu o Botafogo carioca lá em Brasília por 1 a 0, ganhou mais três pontos, manteve sua invencibilidade e chegou a sua vigésima oitava partida sem perder no Brasileirão.

O Corinthians, por sua vez, venceu o clássico diante do São Paulo disputado em Itaquera também por 1 a 0, dentro de seu estilo tradicional. Fez um gol logo aos 6 minutos de partida e depois segurou o resultado até o final sem levar maiores sustos.

VITÓRIAS JUSTAS
As duas vitórias desses clubes paulistas foram justas. Não que eles tenham jogado um futebol de altíssima qualidade, mas fizeram o necessário para merecerem vencer.

No domingo à tarde, o Santos, que jogou na Vila, não foi capaz de passar p elo Internacional, de Porto Alegre e ficou no empate sem gols.

Ou seja, entre os quatro grandes clubes paulistas que disputam esse Brasileiro, Palmeiras e Corinthians foram os que realmente brilharam, enquanto o Santos tropeçou dentro de casa e o São Paulo perdeu mais um clássico dentro do Itaquerão, onde em onze partidas, não conseguiu sequer uma só vitória.

Corinthians venceu o São Paulo outra vez
Corinthians venceu o São Paulo outra vez

TABU QUE INCOMODA
Um tabu que só se prolonga e que incomoda sobremaneira o torcedor sãopaulino. Aliás, já se comenta entre torcedores e jornalistas esportistas de São Paulo que o Tricolor é hoje o clube que "não sabe ganhar clássicos". Perde ou empata. Mais perde do que empata.

Um vexame para um clube com seu retrospecto e sua história. Dos dez jogos previstos para a sexta rodada, dois ficaram para a noite desta segunda-feira. Jogam Avaí e Ceará, em Florianópolis e CSA e Goiás, em Maceió. Dois jogos fracos e sem favoritos.

Nos jogos já disputados, algumas surpresas. Por exemplo, o Cruzeiro perdeu para a Chapecoense, em Belo Horizonte, por 2 a 1. Ninguém esperava por isso. O Flamengo chegou a perder para o Athletico Paranaense em casa mas conseguiu brilhante virada no final do jogo.

MENGO E GREMIO
Rodrigo Caio, que o São Paulo mandou embora, fez o gol decisivo da vitória rubro negra.

Já o Grêmio Porto Alegrense, que não ganhava de ninguém, venceu o Atlético MG que é vice-líder do campeonato por 1 a 0 mas ainda assim manteve-se entre os quatro últimos colocados da competição.

Agora só faltam três rodadas para o Brasileirão ser interrompido por um mês por causa da Copa América de Seleções que será disputada no Brasil.

O campeonato só voltará a ser disputado após o dia 15 de julho. Clubes poderão descansar e se reformular. Que cada um saiba aproveitar essa grande oportunidade.

C * U * R * T * A * S

* O CLÁSSICO de Itaquera começou "amarrado". Os dois times pareciam querer o empate sem gols. Mas aos 6 minutos, numa jogada criada por Fagner no setor direito do ataque corintiano, permitiu ao meia Pedrinho fazer o único gol da partida.

Ele recebeu, trocou de pé e chutou forte. A bola tocou na zaga tricolor e enganou o goleiro Volpi. 1 a 0. A partir dali o Corinthians jogou como sempre. Fechado e segurando o resultado até o final.

SEM REAÇÃO

* O SÃO PAULO não soube reagir. Voltou a tocar bola sem objetivo e pouco chutou a gol. Foram pouquíssimas suas oportunidades de ao menos igualar o placar. Por isso, considero a vitória corintiana mais do que justa. Foi o mais consciente em campo.

O time de Fábio Carille mostrou mais uma vez uma aplicação e uma garra impressionante. Foi mais um fator que garantiu a vitória corintiana. Timão agora está a 5 pontos do Palmeiras.

* NO JOGO do Itaquerão um bonito duelo foi feito entre Vagner Love e Arboleda. Fagner também fez boa exibição diante de Everton. Manuel foi destaque no miolo de zaga e Ralf na cabeça de área.

Na frente muita aplicação de Sornoza que marcou e criou muitas jogadas de ataque. No São Paulo muito bem o goleiro Volpi e os zagueiros Arboleda e Bruno Alves. Bem Hudson. Antony não jogou o que sabe. Falta um homem gol no Tricolor.

OS MELHORES NÚMEROS
* O PALMEIRAS, líder absoluto do campeonato, está mesmo numa fase incrível. Jogue bem ou mal, sempre vence seus jogos, com raras exceções. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, só empatou uma partida.

No último sábado, jogou mal contra o Botafogo carioca, em Brasília, no estádio Mané Garrincha, mas, ainda assim, deixou o gramado com três pontos na bagagem. Placar final, Botafogo 0 x Palmeiras 1. Apesar de tudo, com justiça.

* O GOL único da partida foi marcado por Gustavo Gomes, na cobrança de um pênalti aos 16 minutos do segundo tempo. O pênalti foi cometido pela zaga do Botafogo sobre Deyverson, que levou um pisão no pé direito e, por isso. não conseguiu dar sequência a jogada.

Só que essa jogada não foi assim tão clara. Foi necessário o VAR para definir a questão. E com base nele, o árbitro confirmou o pênalti que Gustavo Gomes transformou em gol.

* COM os três pontos, o Verdão avançou ainda mais na liderança invicta do campeonato. A verdade é que o time do Felipão está sobrando neste campeonato onde tem todos os números a seu favor.

Tem a melhor defesa, o melhor ataque, o goleiro menos vazado, o maior número de vitórias e o maior número de pontos. Não precisa dizer mais nada. Se não ocorrer um fato extra, o Palmeiras tem tudo para ganhar o Brasileirão deste ano.

PEIXE VACILOU

* O SANTOS jogou na tarde deste domingo, na Vila, contra o bom time do Internacional. Houve gol anulado do Colorado também com auxilio do VAR. Acho que a anulação do gol do Inter foi justo porque houve mesmo impedimento no ataque colorado.

O Santos procurou ser ofensivo mas não teve chances claras de gol. Está faltando alguém para colocar a bola prá dentro do gol adversário. Em razão disso, o empate na Vila foi justo.

* O TIME da Vila até preparou bem algumas jogadas de ataque mas, na hora da conclusão, ou houve erro no arremate ou o goleiro adversário defendeu. Com esse empate em casa, o Santos ficou ainda mais distante do líder Palmeiras.

Se não melhorar, pode até nem se classificar para a Copa Libertadores como sua diretoria espera. Já o Inter me parece mais preparado para chegar mais longe neste campeonato. Seu time é mais encorpado.

* NO PEIXE boa atuação do goleiro Vanderlei, dos zagueiros Victor Ferraz e Veríssimo, do meio campo Pituca e do atacante Rodrigo. Em compensação o meia Cueva que foi contratado junto ao São Paulo pouco ou nada fez.

Na equipe gaúcha muito bom o trabalho da zaga e do centroavante Guerrero, que voltou à sua melhor forma. É um jogador que dá muito trabalho à zaga adversária. Arbitragem distribuiu 13 cartões durante toda a partida.

TODOS OS RESULTADOS

* TODOS os resultados do Brasileirão. Botafogo carioca 0 x Palmeiras 1. Grêmio 1 x Atlético MG 0. Flamengo 3 x Athletico PR 2. Santos 0 x Internacional 0. Cruzeiro 1 x 2 Chapecoense . Bahia 3 x 2 Fluminense . Corinthians 1 x 0 São Paulo . Fortaleza 1 x 1 Vasco da Gama .

Nesta segunda-feira a partir das 20 horas ainda jogam pela sexta rodada do campeonato Avaí x Ceará e CSA x Goiás. Próxima rodada será no final desta semana. Será a sétima.


* VAMOS aos próximos jogos do Brasileirão. Sábado, as 16 horas, no Itaquerão, Corinthians x Goiás. Ainda no sábado jogam Flamengo x Fortaleza e Bahia x Grêmio. No domingo as 11 horas da manhã, Botafogo x Vasco da Gama (clássico carioca).

Às 16 horas jogam Ceará x Santos, em Fortaleza, Athletico PR x Fluminense, Chapecoense x Palmeiras e São Paulo x Cruzeiro (no Pacaembu. As 19 hs, Inter x Avaí e Atlético MG x CSA.

*VEJAM como está a classificação do campeonato. Primeiro lugar, invicto, Palmeiras com 13 pontos ganhos. Atlético MG, 12. Corinthians, São Paulo e Santos, 11. Flamengo, Inter e Bahia, 10. Goiás e Botafogo, 9. Athletico PR, Chapecoense,, Fortaleza, 6.

Ceará, Fluminense e Cruzeiro, 6. Grêmio, 5. Avaí, CSA e Vasco da Gama, 3. Como se percebe, Verdão é líder disparado. Grêmio, Avaí, CSA e Vasco os piores do campeonato.

SÉRIE B GANHA FORÇA

* A SÉRIE B do Brasileiro começa a ganhar força. Por isso resolvemos falar dela. Os resultados da última rodada: Criciúma 1 x Guarani 0, Bragantino 2 x Figueirense 0, CRB 1 x Vila Nova 1, Sport 3 x Londrina 2, Coritiba 2 x Cuiabá 1, São Bento 1 x Oeste 0, Ponte Preta 4 x Paraná 2,

Brasil 2 x América MG 1, Operário 0 x Botafogo 2 e Atlético GO 1 x Vitória 1. Esta foi a quinta rodada do campeonato. Faltam 33 rodadas para o seu final.

* CLASSIFICAÇÃO: Botafogo, 12 pontos ganhos. Bragantino e Londrina, 10. Sport, 9. Coritiba, Ponte Preta e Cuiabá w Atlético GO, 8., CRB e São Bento, 7. Oeste, Vila Nova, Paraná e Figueirense, 6. Criciúma e Guarani, 5.

Operário e Vitória, 4. Brasil de Pelotas, 3. América MG, 1. Nesse momento Botafogo de Ribeirão, Bragantino, Londrina e Sport estão com um pé na Série A. Operário, Vitória, Brasil e América MG rumo a Série C.

PRÓXIMA RODADA

* PRÓXIMA rodada do Brasileirão Série B. Nesta terça, Operário x Sport e Guarani x Brasil, em Campinas (21 horas).

Na sexta Figueirense x Atlético GO, Vitória x Bragantino, em Salvador, as 21h30. Sábado, Paraná x Oeste, as 11 horas, Vila Nova x Londrina, São Bento x CRB, Botafogo x Criciúma, em Ribeirão, Cuiabá x Ponte Preta, em Cuiabá.

Na segunda feira que vem, as 20 horas, América MG x Coritiba. Chance do Coritiba chegar ao G4.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos