São Paulo e Corinthians começam a guerra no Morumbi pelo Paulistão

O aplicado Corinthians de Fábio Carille sonha em ganhar nesta disputa seu terceiro título paulista

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Será neste domingo, a partir das 16 horas, no estádio do Morumbi, em São Paulo, o primeiro dos dois jogos que vão indicar o novo campeão paulista de futebol. De um lado o reformulado São Paulo do experiente Cuca.

Do outro, o aplicado Corinthians de Fábio Carille, que sonha em ganhar nesta disputa seu terceiro título paulista, em sequência. Para o Tricolor, um enorme desafio. Nos últimos anos teve poucas vitórias contra seu tradicional rival e uma campanha tecnicamente inferior durante a disputa do Paulistão deste ano.

Cássio foi festejado no Timão
Cássio foi festejado no Timão

TIMÃO ATRÁS DO TRI
Para o Timão será mais uma chance de comprovar que é o adversário mais indigesto para o São Paulo, se levarmos em consideração só os jogos entre os chamados grandes clubes do futebol paulista.

Nesse momento, no entanto, considero muito boas as chances do São Paulo conseguir quebrar esses tabus e finalmente ganhar um título em cima do Corinthians.

É que nas suas últimas exibições, o Tricolor venceu dois jogos contra o bom time do Ituano, empatou duas vezes com o Palmeiras e teve equilíbrio emocional para ganhar a vaga nas finais na cobrança de pênaltis.

O Corinthians, ao contrário, tem jogado muito menos do que a fiel esperava. Suas últimas exibições foram decepcionantes.

No último jogo diante do Santos só não perdeu por mais de um gol porque teve a ajuda do goleiro Cássio, em grande forma, e o melhor jogador de seu time.

MAIS CREDENCIADO
Fica evidente, portanto, que nestes jogos finais do Paulistão, o São Paulo entra em campo melhor credenciado a se impor e ficar com o caneco. Mas como em todo clássico e, principalmente, em toda decisão, existem fatores que acabam distorcendo tudo que o comentarista disse, porque esse se baseia em fatos enquanto no futebol nem sempre a lógica prevalece, precisamos acrescentar mais algumas linhas para explorar uma possível vitória corintiana.

Por exemplo; não devemos considerar o Corinthians um time limitado e incapaz de ser campeão paulista nesse momento. Ao contrário. Sua história já provou que o time da fiel cresce justamente nas decisões e joga um futebol que não vinha produzindo em jogos e fases anteriores de cada campeonato.

MELHOR ESPERAR
É como se uma coisa não estivesse ligada ou dependesse da outra. Diante disso, melhor é esperar pelo menos a realização do primeiro jogo, para saber como é que as coisas vão ficar.

O São Paulo precisa aproveitar essa chance para se impor e sair com uma vitória na frente.

Já o Corinthians, se ao menos conseguir um empate dentro do Morumbi, ficará bem mais a vontade para decidir tudo a seu favor no segundo jogo do outro domingo, lá no Itaquerão.

MUITA EMOÇÃO
O que podemos antecipar é que com toda a certeza esse jogo vai contar com todos os ingredientes para agradar quem resolver assisti-lo será um jogo de aplicação, de muito suor, de boas jogadas, de duelos técnicos e táticos incríveis e de superação dos dois lados. Serão cento e oitenta minutos de decisão e muita emoção.

Noventa neste domingo, mais noventa domingo que vem. Um prato cheio para quem gosta e ama o futebol como todos nós leitores do Futebol Interior. Eu, particularmente, não vou perder um só segundo desses dois jogos. E você, terá coragem de ignorá-los?

C * U * R * T * A * S

* SEGUNDO a diretoria do São Paulo o Morumbi deverá quebrar nesse domingo seus últimos recordes de renda e público. A venda antecipada foi excepcional. Importante ressaltar que só o torcedor sãopaulino poderá ver o jogo no estádio.

Os corintianos só poderão assistir a segunda partida decisiva no Itaquerão. Patrocinador do clube, Banco Inter, vai distribuir milhares de bandeirinhas aos torcedores antes do jogo.

AMEAÇA DO TIMÃO

* CORINTHIANS avisou autoridades e diretoria do São Paulo que, se houver agressão ao ônibus do clube na chegada ao Morumbi, seu time não entrará em campo para disputar a partida.

Isso porque, em jogos dessa importância, tem ocorrido depredações contra o ônibus do clube adversário. Tanto no Morumbi, como na Allianz Arena e no próprio Itaquerão. Policia promete reforço para impedir esse tipo de agressão.

* ARBITRO escalado para o jogo deste domingo no Morumbi será Luiz Flávio de Oliveira, irmão de um dos comentaristas de arbitragem da TV Globo. Trata-se de um árbitro tecnicamente bem dotado.

É também bastante rigoroso e gosta de seguir à risca o que mandam as regras do futebol antes, durante e depois do jogo. Seu problema é ser corintiano. Mas não costuma deixar esse fato prejudicar sua atuação.

Tiago Volpi
Tiago Volpi

MESMO TIME

* SE NADA ocorrer de mais sério, o time do São Paulo deve entrar em campo com o mesmo time de seus últimos quatro jogos. Foi aquele que Mancini armou e que Cuca aprovou.

Há dúvidas que só serão dissipadas em cima da hora. Por exemplo: será que Pablo será o centroavante? E Hernanes, está recuperado para entrar no time? Cuca promete esconder as respostas até domingo pouco antes do jogo.

* NO TIME de Fábio Carille dois jogadores parecem já ter perdido posição. É o caso de Sornoza, meia que não jogou nada na partida diante do Santos e Pedrinho, que vive tendo oportunidades mas não emplaca como titular.

O provável é que Jadson volte ao meio campo e Um outro volante seja escolhido para formar dupla com ele. Carille, como Cuca, vai fazer segredo. Faz parte da guerra pré-clássico.,

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos