Copa Libertadores comprova qual o melhor time brasileiro da atualidade

Time de Mano Menezes tem assombroso equilíbrio entre defesa, meio campo e ataque.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Depois de disputada a quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de América 2019, só um clube brasileiro mantém o cem por cento de aproveitamento. Fez quatro jogos e ganhou os três. Não perdeu nem empatou nenhum. Time de Mano Menezes tem assombroso equilíbrio entre defesa, meio campo e ataque.

É muito bem preparado na partida tática e física e tanto marca com desenvoltura como sabe atacar em alta velocidade. Em razão disso já soma 12 pontos ganhos em seu ativo, números que só o Cerro Porteno e o Libertad também conseguiram.

Cruzeiro está sobrando em campo
Cruzeiro está sobrando em campo
Por isso mesmo, devem ser considerados nesse momento como os favoritos a chegar à grande final desta Copa e serem protagonistas da fase dos mata matas da competição.

QUATRO SÃO LÍDERES
Entre os sete clubes do Brasil que disputam essa edição da Libertadores, quatro estão em primeiro lugar em seus grupos.

Um é segundo colocado e dois estão em terceiro. A boa surpresa é o Atlético do Paraná que lidera o grupo G com dois pontos a mais do que poderoso Boca Juniors, da Argentina.

O Internacional, de Porto Alegre também brilha no grupo A, enquanto o Flamengo é líder do grupo D ao lado do Penarol, do Uruguai. As maiores decepções brasileiras até agora são Atlético Mineiro, que em quatro jogos só somou três pontos e Grêmio Portoalegrense, que não conseguiram até agora nem assegurar o segundo lugar em seus grupos.

PALMEIRAS DEVE MELHORAR
Coisa que o Palmeiras, de Felipão tem conseguido, apesar de não ter ainda exibido um futebol à altura da folha de pagamento que possui. Se o atual momento da fase de grupos prevalecer, acreditamos que entre os clubes brasileiros Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Atlético do Paraná e Palmeiras se classifiquem para a próxima fase.

DOIS EM BAIXA

Já tenho dúvidas em relação a Grêmio e Atlético Mineiro. A situação mais difícil é a do Atlético de Minas que está tão mal que até demitiu o técnico Levir Culpi nas últimas horas.

O Grêmio continua com Renato Gaúcho mas vai precisar jogar muito mais do que o fez até aqui se quiser continuar na disputa desta Copa.

Entre os clubes não brasileiros, River Plate, Olimpia, Penarol, Cerro Porteno, San Lorenzo, Boca Juniors e Libertad também estarão na próxima fase.

As vagas que sobram ainda vão depender das últimas duas rodadas da fase de grupos. Será preciso esperar.

C * U * R * T * A * S

* NO GRUPO A o Inter é líder com 10 pontos ganhos e o River é vice com 6. No grupo B a liderança está com o Cruzeiro que soma 12 pontos ganhos contra 5 do Deportivo Lara. Na Série C a liderança está com o Olimpia, do Paraguai que soma 8 pontos.

O Universidad Concepcion é segundo com 5. No Grupo D o Flamengo que não faz campanha tão boa é líder com 9, O Penarol, do Uruguai, também tem 9.

* NO GRUPO E o líder é o Cerro Porteno com 12 pontos. No grupo F a liderança está com o San Lorenzo, com 10 pontos.

O Palmeiras está com 9. O Grupo G é liderado pelo Atlético do Paraná com 9 pontos ganhos.

O Boca Juniors, de forma surpreendente, é o vice com 7. Finalmente, no Grupo H, o líder é o Libertad, do Paraguai com 12 pontos seguido pela Universidad Católica do Chile que já tem 6 pontos.

PRÓXIMOS JOGOS


* PRÓXIMOS jogos dos clubes brasileiros na Libertadores. Dia 24 de abril, Alianza de Lima x Internacional, em Lima. Dia 23, Deportivo Lara x Cruzeiro. Dia 24, LDU x Flamengo. Dia 23, Atlético MG x Nacional do Uruguai. Dia 25, Melgar x Palmeiras.

Dia 24, Jorge Willstermann x Atlético do Paraná e dia 24, Libertad x Grêmio. Se o Mengão perder para a LDU foram de casa pode complicar muito sua classificação.

CONFRONTOS DA COPA DO BRASIL

* CBF JÁ divulgou quais serão os próximos adversários de Corinthians e Santos, na Copa do Brasil 2019, quarta fase. O Corinthians vai enfrentar a Chapecoense. Primeiro jogo na Arena Condá.

Já o Santos vai receber o Vasco da Gama, na Vila Belmiro, que já estará aberta para receber jogos nesta oportunidade. São os dois representantes paulistas nesta importante competição. Premio ao campeão é milionário.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos