Há 23 anos, Santos retornava à Vila Belmiro após nove meses de reforma

Time que era dirigido por Vanderlei Luxemburgo superou o Internacional com gols de Macedo e Robert, pela oitavas da Copa do Brasil

por Federação Paulista (FPF)

Santos, SP, 28 (AFI) - Elogiado pela qualidade de seu gramado atualmente, o Santos não pôde contar com a Vila Belmiro durante grande parte da temporada 1996. Fechado para modernização do gramado e ampliação da sua capacidade, o time da Baixada Santista só contou com a força da “Vila mais famosa do mundo” a partir de 27 de março de 1997, quando superou o Internacional pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Após o término do Paulistão de 1996, a diretoria do Santos promoveu grande mudança estrutural na Vila Belmiro, com a reforma do gramado, implementando um moderno sistema de drenagem e irrigação, além da construção do anel da arquibancada atrás de um dos gols, aumentando a capacidade do estádio em 4.000 lugares.

 Há 23 anos, Santos retornava à Vila Belmiro após nove meses de reforma (Foto: Alexandre Battibugli/FPF)
Há 23 anos, Santos retornava à Vila Belmiro após nove meses de reforma (Foto: Alexandre Battibugli/FPF)
A REESTREIA
Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Santos tinha estrelas em seu elenco como os tetracampeões do mundo Zetti e Ronaldão, além de jogadores identificados com o clube como Narciso, Robert, Macedo e Alessandro. O rival na oportunidade era o Internacional, comandado por Celso Roth, que também tinha jogadores de renome como o paraguaio Gamarra e o centroavante Christian.

Após nove meses de reforma, o ídolo Clodoaldo deu o pontapé inicial sendo aplaudido pelos 15 mil santistas presentes. Depois de um primeiro sem gols, o Santos confirmou a vitória na segunda etapa. Narciso até chegou a marcar, mas teve o gol anulado por impedimento. Em seguida, Macedo anotou o primeiro complementando cruzamento de Anderson Lima e o meia Robert, da entrada da área, fechou o placar.

Nao duelo de volta, no estádio Beira-Rio, o Santos foi superado pelo rival gaúcho pelo mesmo placar e acabou se despedindo da competição nos pênaltis.

FICHA TÉCNICA
Santos 2 x 0 Internacional

Data: 27/03/1997, quinta-feira, 21h30;
Local: Vila Belmiro, em Santos;
Público: 15.000 pagantes;
Renda: R$ 156.970,00.

Santos
Zetti;
Anderson Lima, Sandro, Ronaldão e Cássio;
Narciso, Baiano, Caíco (Alexandre) e Robert;
Macedo (João Fumaça) e Alessandro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Internacional
André;
Gustavo, Marcão, Gamarra e Paulo Roberto;
Fernando, Enciso, Marcelo (Fabiano) e Sandoval;
Luiz Gustavo (Alberto) e Christian (Murilo).
Técnico: Celso Roth