Paulista A2: Na estreia, Portuguesa desafia tabu para vencer o XV no Canindé

No ano passado, o time da capital lutou contra a degola e time piracicabano deixou acesso escapar em casa

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 21 (AFI) - A Portuguesa recebe o XV de Piracicaba nesta quarta-feira (22), às 20h30, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão estadual.

Pela mesma competição do ano passado, as duas equipes fizeram campanhas totalmente opostas. Enquanto o time da capital lutou para evitar a degola, o time piracicabano, por sua vez, bateu na trave pela segunda temporada consecutiva na sua luta pelo acesso à primeira divisão.

A Lusa desde a segunda rodada da primeira fase, esteve sempre brigando na parte debaixo da tabela de classificação, chegando a figurar na lanterna da Série A2 na 9ª rodada. A equipe rubro-verde terminou a competição na 11ª colocação, com 17 pontos, dois a mais que o Nacional, rebaixado para Série A3, a terceira divisão.

Na estreia, Portuguesa desafia tabu para vencer o XV no Canindé
Na estreia, Portuguesa desafia tabu para vencer o XV no Canindé
Já o time do interior jamais deixou de estar dentro do G8 e classificou a segunda fase como quinto colocado. Depois de eliminar o Juventus no mata-mata das quartas de final, o XV deixou escapar o acesso à elite, em casa, diante da Inter de Limeira na semifinal, derrotado nos pênaltis por 4 a 3.

Retrospecto
Ao longo da história, Portuguesa e XV de Piracicaba se enfrentaram em 93 oportunidades, com retrospecto favorável ao time da capital. São 34 vitórias lusitanas, contra 30 dos quinzistas, além de 29 embates que terminaram empatados.

Porem, a Lusa não vence o Alvinegro piracicabano há oito anos. A ultima vitória foi por 1 a 0, gol de Danilo, partida realizada no Canindé, valida pelo Paulistão de 2012. De lá pra cá, foram cinco derrotas e dois empates em mais sete confrontos.

No duelo mais recente, com gols de gols de Gilberto Alemão e Ítalo, o Nhô Quim venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, jogo valido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Série A2 do ano passado.