Maioria dos clubes do Paulistão já foi campeã das Séries A, B, C ou D do Brasileirão

Dez dos 16 participantes do Campeonato Paulista 2020 já foram campeões nacionais

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 20 (AFI) - Dez dos 16 participantes do Campeonato Paulista 2020 já foram campeões das Séries A, B, C ou D do Brasileirão. Não por acaso, o Paulistão é apontado como o principal Estadual do país. Maior campeão nacional, o Palmeiras puxa a fila com dez títulos da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Brasileirão.

Sem falar que o Verdão ainda faturou dois títulos da Série B. O Corinthians é mais um com conquistas nas duas principais divisões do Brasileirão. O Timão é o maior vencedor dos pontos corridos com quatro voltas olímpicas no atual formato. Santos e São Paulo, enquanto isso, ostentam títulos apenas na elite nacional.

Fora os grandes, o Guarani é o único que já levantou o troféu do Brasileirão. Foi em 1978. O Bugre ainda festejou na Série B. A segunda divisão, aliás, tem como atual dono um clube paulista. Trata-se do Red Bull Bragantino que chegou a dois títulos na Série B, além da conquista na Série C de 2007.

Campeão nacional no Paulistão. (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Campeão nacional no Paulistão. (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
É CAMPEÃO!

De volta ao Paulistão após 15 anos, a Inter de Limeira já foi campeã da Série B do Brasileirão. O feito foi visto em 1988. Na Série C, o Oeste deu a volta olímpica em 2012. O Ituano, por sua vez, foi campeão em 2003. Por fim, o Botafogo é o único campeão paulista da Série D. O Tricolor levantou o troféu em 2015.

Água Santa, Ferroviária, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Santo André, por outro lado, ainda buscam o primeiro título nacional, mas estão garantidos no Paulistão 2020 que começará nesta quarta-feira com cobertura total do Portal Futebol Interior.