Audax 0 x 1 São Bento - Viana pega pênalti e Azulão se recupera fora

Este jogo contou com a parceria do Futebol Sustentável , uma iniciativa da Federação Paulista de Futebol

por Agência Futebol Interior

Osasco, SP, 18 (AFI) - O São Bento conseguiu uma importante vitória na noite deste sábado na briga contra o rebaixamento do Campeonato Paulista. Jogando no estádio José Liberatti, em Osasco, o time bateu o Audax por 1 a 0 nesta 9ª rodada e se afastou, pelo menos de forma provisória, da degola. O grande herói foi o goleiro Rodrigo Viana, que defendeu uma penalidade aos 40 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória ao time de Sorocaba mesmo fora de casa.

Com esse resultado o São Bento chegou aos 10 pontos, igualado com Santo André e Ituano, mas uma vitória a mais. O Audax agora é o primeiro na zona de rebaixamento, com sete. Como a lanterna Ferroviária, que tem cinco, ainda joga com o Corinthians neste domingo, a degola pode sofrer algumas mudanças, mas nenhuma significativa. Também em situação complicada na tabela, o São Bernardo aparece com apenas nove.

Este jogo contou com a parceria do Futebol Sustentável , uma iniciativa da Federação Paulista de Futebol (FPF), em parceria com o empresário Edvaldo Ferraz, que troca duas garrafas pet por um ingresso. O projeto, além de ajudar o meio ambiente, também fez um trabalho filantrópico com as crianças de Osasco, que puderam assistir o jogo direto das arquibancadas.

LÁ E CÁ

A proposta de jogo do Audax já é conhecida, com toque de bola procurando espaços na marcação. Ciente disso, o São Bento entrou em campo de forma inteligente, com duas linhas de quatro bem compactas, dando espaço ao adversário, mas deixando dois jogadores aberto na frente para puxar o contra-ataque. Além disso, quando tinha a posse de bola, Clébson ganhava mais liberdade, com Itaqui mais adiantado para ajudar na criação.

Tanto que, nas oportunidades que teve para trabalhar, o São Bento entrou muito espaço no meio campo. Observando a movimentação, o técnico Fernando Diniz fez duas substituições ainda no primeiro tempo, para dar mais consistência ao time e abandonar o esquema ofensivo. As trocas surtiram efeito e o time da casa passou a dominar a posse de bola.

Ricardo Bueno marcou o gol da vitória do São Bento fora de casa
Ricardo Bueno marcou o gol da vitória do São Bento fora de casa

Com dificuldade para criar, o Audax voltou para o segundo tempo insistindo nas jogadas com Léo Artur. Em sua principal oportunidade, o meia-atacante saiu livre pela esquerda, tentou cortar a marcação, mas acabou escorregando em cima da bola. A punição veio no lance seguinte, aos 18 minutos. Ricardo Bueno recebeu em contra-ataque, saiu na velocidade e chutou firme contra Felipe Alves, que nada pode fazer para evitar o primeiro gol.

EMOÇÃO!

Mesmo com a entrada do atacante Guilherme Gueiroz, o São Bento naturalmente recuou a marcação aguardando o apito final do árbitro. Insistindo nas jogadas pelo meio, o Audax não conseguiu encontrar novos espaços e sofria para sair do “feijão com arroz”. Quando tentava uma triangulação pecava no último passe e esbarrava novamente nos zagueiros adversários. Foi então que o time de Sorocaba cedeu um pênalti.

Aos 37 minutos, o volante Itaqui entrou na grande área para ajudar na marcação e acabou derrubando Marquinho do Audax. O árbitro, bem posicionado, assinou a penalidade máxima. Na cobrança, Velicka se posicionou e tentou mandar no meio do gol, mas o goleiro Rodrigo Viana conseguiu afastar com o pé direito e derrubou ainda mais o ânimo dos jogadores de Osasco, que não conseguiram criar novas oportunidades.

PRÓXIMOS JOGOS

O São Bento tem parada dura na 10ª rodada. Jogando no Walter Ribeiro, em Sorocaba, o time receberá o Santos às 19h30 de quarta-feira, ainda na luta contra o rebaixamento. Já Audax tem compromisso nesta terça-feira, quando enfrentará o Novorizontino no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, às 19 horas.

Ficha Técnica

Fase
Fase de Grupos
Rodada
9ª rodada
Data
18/03/2017
Horário
18h30
Local
José Liberatti - Osasco (SP)
Árbitro
Vinicius Gonçalves Dias

Renda
R$ 17.540,00
Assistentes
Emerson Augusto de Carvalho e Miguel Ribeiro da Costa

Público
2.734 pagantes
Cartões Amarelos
Osasco Audax: Matheus Vargas
São Bento: Itaqui

Gols
São Bento: Ricardo Bueno 17' 2T
Osasco Audax
Felipe Alves;
Francis (Rafinha), André Castro e Velicka;
Matheus Vargas, Marmentini (Danielzinho), Bruno Guimarães e Léo Artur;
Gabriel Leite (Marquinho), Ytalo e Marcus Vinícius.
Técnico: Fernando Diniz
São Bento
Rodrigo Viana;
Régis, Pitty, Rafael Tavares e Fábio Bahia;
Marcelo Cordeiro (Bebeto), Renan Mota, Itaqui e Clebson (Giovanni);
Morais (Guilherme Queiroz) e Ricardo Bueno.
Técnico: Paulo Roberto Santos