Segundona: FPF faz comunicado aos clubes sobre responsabilidade e compromisso social

Protocolo foi também aprovado pelas Autoridades Sanitárias do Estado e pelos Sindicatos de Atletas, Treinadores e Árbitros

por O Curioso do Futebol

Campinas, SP, 27 - A Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou aos clubes da Segundona Paulista, nesta segunda-feira, dia 27, um comunicado, assinado pelo presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, sobre a responsabilidade e compromisso social das agremiações diante da pandemia de coronavírus.

O documento foi elaborado depois que veículos de comunicação noticiaram que alguns poucos clubes não estão seguindo as medidas de segurança comprometidas no Protocolo de Segurança de Retorno das Atividades e nem as regras de distanciamento social.
No documento, a FPF alertou que o não cumprimento das medidas de isolamento social e o retorno seguro poderá acarretar sanções desportivas, além de responsabilização por parte das Autoridades Públicas competentes e do Ministério Público do Trabalho.
"Caso alguma Agremiação, por seus atos, impeça o Retorno do Campeonato da Segunda Divisão - 2020, poderá ser responsabilizada desportivamente e ainda responder por perdas e danos", diz o comunicado.
A FPF esclareceu que tomou conhecimento através da imprensa que alguns poucos clubes não estão seguindo as medidas de segurança comprometidas no Protocolo de Segurança de Retorno das Atividades e nem as regras de distanciamento social.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF)
VÍDEO NA INTERNET

No final de semana, circulou um vídeo nas mídias sociais onde um grupo de atletas, alojados debaixo de uma arquibancada, estavam festejando, cantando e bebendo. De acordo com informações colhidas pela reportagem, estes jogadores já estariam alojados e treinando em uma equipe da Segunda Divisão Paulista, o que ainda não foi liberado aos clubes da competição.
E OS DEMAIS?
Em decorrência da COVID-19, em março de 2020, a FPF, em atenção às Recomendações das Autoridades Sanitárias e da Organização Mundial de Saúde, suspendeu todas as competições Paulista até um possível retorno seguro.
Com as medidas de relaxamento social, a entidade e os Clubes, através do Comitê Médico da FPF, editaram um Protocolo de Segurança para o retorno das atividades e das competições das séries A1 e A2, que foi aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo. A série A3 deve iniciar esse processo, já que nesta terça-feira, dia 28, haverá reunião da competição.
Esse Protocolo foi também aprovado pelas Autoridades Sanitárias do Estado e pelos Sindicatos de Atletas, Treinadores e Árbitros, com a anuência necessária do SINDBOL, e para tanto é necessário e extremamente importante o cumprimento deste, pois atende a todos os filiados da FPF.