Último jogo oficial do antigo Palestra Itália completa uma década

Com dois gols de Ewerthon, o Palmeiras goleou o Grêmio por 4 a 2, pela terceira rodada do Brasileiro de 2010

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 22 (AFI) - O que aconteceu de especial no futebol paulista há uma década? Se a pergunta for direcionada a algum torcedor palmeirense certamente uma única resposta irá aparecer à mente: há exatos 10 anos, o Palmeiras vencia o Grêmio, por 4 a 2, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no último jogo oficial do antigo Palestra Itália.

Pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, o Palmeiras goleou o Grêmio, por 4 a 2, com dois gols de Ewerthon, um de Maurício Ramos e outro de Cleiton Xavier. Jonas e Hugo ainda descontaram para os gremistas, mas nada que impedisse a alegria alviverde.

Pode parecer uma partida rotineira na vida dos clubes, mas foi o último confronto oficial da história do Palestra Itália, que posteriormente deu lugar ao Allianz Parque, moderno local de mando de jogos do Palmeiras. Após aquele confronto, o clube ainda fez um amistoso diante do Boca Juniors-ARG, no dia 9 de julho. Naquele ano, o Palmeiras terminou na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos. O campeão foi o Fluminense, que somou 71 após 38 rodadas.

Último jogo oficial do antigo Palestra Itália completa uma década
Último jogo oficial do antigo Palestra Itália completa uma década
NÚMEROS
Ao longo da rica história do estádio para o futebol paulista e sul-americano, o Palmeiras colecionou 1570 partidas, com um retrospecto de 1065 vitórias, 317 empates e 188 derrotas. Os palmeirenses anotaram 3693 gols e foram vazados em 1485 oportunidades.

O atleta com maior número de jogos no estádio é o ex-goleiro Marcos, dono de 212 aparições. O maior artilheiro do local é o ídolo Heitor, com 175 gols. O ex-atacante é o maior goleador da história do Palmeiras, com 317 tentos.

A melhor marca de público do antigo estádio palestrino aconteceu dia 18 de agosto de 1976, no duelo contra o XV de Piracicaba que consagrou o título do Campeonato Paulista daquele ano. Na oportunidade, 40.283 torcedores estiveram presentes no antigo Palestra Itália.

TÍTULOS
Em 1999, o estádio foi palco de um dos mais importantes títulos da história do Palmeiras: a Taça Libertadores. No local, dentre inúmeras conquistas, o clube levantou os campeonatos Paulista de 1926, 1933, 1936, 1976, 1996 e 2008.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 4 x 2 Grêmio - Campeonato Brasileiro
Local:
Palestra Itália, em São Paulo;
Data: 22 de maio de 2010;
Público: 18.635;
Renda: R$ 538.961,00;
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra;
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Angelo Rudimar Bechi;
Gols: Ewerthon (2), Maurício Ramos e Cleiton Xavier (P); Jonas e Hugo (G).

Palmeiras: Marcos; Vitor, Danilo, Léo (Maurício Ramos) e Armero; Edinho, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Cleiton Xavier; Vinicius (Paulo Henrique) e Ewerthon (Souza). Técnico: Parraga.

Grêmio: Victor; Joílson, Rodrigo, Ozéia e Bruno Collaço (Maylson); Adilson, Fábio Rochemback, Hugo e Douglas; Leandro (William) e Jonas. Técnico: Silas.

Por Luiz Minici, especial para FPF