O começo da evolução dos jogos de futebol; relembre a história dos games!

Primeiro jogo do gênero, Magnavox Odyssey foi lançado em 1972 e o console já vinha com o jogo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 21 - Os Jogos online de futebol completaram 40 anos esse ano, desde o Atari até o FIFA os jogos de futebol evoluíram muito e a cada dia que passa conquistam mais fãs.

Magnavox Odyssey (1972)

O primeiro jogo de futebol para videogame claramente não era online, o Magnavox Odyssey foi lançado em 1972 e o console já vinha com o jogo. Esse, ainda era muito rudimentar como todos os jogos da época, podemos dizer que é o Magnavox Odyssey foi um jogo pré-histórico.

Atari (1980)

Em 1980, a novidade chegou com o Atari, o primeiro jogo criado para um console, o Atari 2600. Nesse os gráficos já apresentavam pequenas evoluções, já era possível ver o movimento da perna dos jogadores.

Pele’s Soccer (1982)

Também criado pela Atari 2600, o Pele’s soccer foi uma homenagem ao nosso querido rei do futebol em 1982, graças ao seu destaque na Copa do Mundo na década de 70. Esse apresentava gráficos bem simples, apenas com pontos representando os jogadores, porém foi o primeiro jogo de futebol colorido.

Peter Shilton’s Handball Maradona (1986)

Assim como nosso rei Pelé, o goleiro inglês Peter Shilton e o jogador argentino Diego Maradona tiveram um jogo em sua homenagem. O game foi baseado na copa de 1986 e elaborado para o console Commodore 64. Foi nessa época que Maradona ficou famoso após realizar um gol em Shilton.

Os anos 90 marcaram o “boom” dos games de futebol para video game. Desde então os jogos de futebol passaram e ser mais comuns e e foram evoluindo muito ao decorrer dos anos.

Super Sidekicks (1992)

A década de 90 mostra a melhora dos gráficos para jogos de futebol de vídeo game. O Super Sidekicks, desenvolvido pela SNK para o console Neo Geo é a prova dessa melhora e marca uma nora era nos games de futebol.

Fifa International Soccer (1993)

O famoso e querido Fifa surge em 1993 que ficou conhecido como Fifa 94. Esse, era compatível tanto para as plataformas Mega Drive / Genesis quanto para SNES, as quais disputavam o mercado nos anos de 1990.

International Superstar Soccer (1995)

Desenvolvido para o SNED e o Mega Driver, o jogo da Konami dos anos 90, o International Superstar Soccer foi um sucesso. O fenômeno foi tanto que, na época, surgiram até versões crackeadas para versões nacionais com o Campeonato Brasileiro de 1995.

Fifa 96 (1996)

Esse foi o inicio de uma carreira de sucesso para o Fifa. Baseado em Copas do Mundo e com gráficos mais limpos o game conquistou muitos jogadores e, mais tarde, passaria a disputar o mercado com o PES, da Konami.

Winning Eleven (2000)


Na década de 2000 surgiu o principal concorrente do Fifa: o Winning Eleven, ou Pro Evolution Soccer (PES), nome utilizado no ocidente. O jogo é da franqueada Konami e trouxe as mesmas inovações que o Fifa, como mecânica simples e intuitiva e jogadores expressivos em três dimensões.

O surgimento do Winning Eleven marcou uma era para os jogos de futebol. Desde então o PES e o Fifa são considerados os dois mais importantes games de futebol de todos os tempos.

EVOLUÇÃO
Ambos, todos os anos vem se desenvolvendo e aprimorando cada vez mais seus gráficos. O gráficos do Fifa atualmente são impressionantes, as habilidades dos jogadores e a qualidade que a EA sports tem nos detalhes são incríveis.

O progresso é tanto que, hoje em dia, até mesmo as próprias equipes se aprofundam nos bancos de dados para conseguir analisar o desempenho de cada jogador e, assim, analisar novas estratégias para os jogos.

Com o passar dos anos os jogos se desenvolveram muito e cada vez mais prendem a atenção dos jogadores. Porém, uma coisa se manteve desde o primeiro Magnavox Odyssey até o Fifa, o sonho de poder, pelo menos por algum minutos, se tornar o Pelé, o Messi ou o Cristiano Ronaldo e se imaginar como um astro do futebol.