Quem Liga para a Primeira LIGA ?

Um torneio “sem sal”, que para em abril para reiniciar com as quartas em agosto, concorrendo com outros torneios

por Agência Futebol Interior

Por RUBENS PACHECO

Campinas, SP, 6 (AFI) - Criada com o objetivo de “peitar” a CBF, no que se refere à independência para promover seu próprio torneio, a Primeira Liga hoje não passa de “mais do mesmo”. Digo “mais”, pois passou de 12 para 16 clubes, de um ano para o outro.

Digo “do mesmo”, pois parece só servir para inchar ainda mais o já bem inchado calendário do futebol brasileiro. Afinal, os estaduais continuam aí e os nacionais também. Se a ideia era substituir algum, ela não deu certo.

Grêmio usou time reserva para vencer o América-MG e garantir vaga nas quartas de finais
Grêmio usou time reserva para vencer o América-MG e garantir vaga nas quartas de finais

TREINADORES RECLAMAM
Treinadores reclamam (e com razão) de ter que colocar em campo um time para jogar o estadual num dia e outro time para jogar a Primeira Liga no dia seguinte. Isso sem contar que grandes clássicos do futebol brasileiro acontecem com times reservas e dirigidos por seus auxiliares técnicos.

Um torneio “sem sal”, que encerra sua primeira em abril, para reiniciar com as quartas de final em agosto, concorrendo com Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana.

GRANDES TÊM REPOSIÇÃO
Lembrando que, como atletas não são máquinas, clubes com maior poder aquisitivo e grandes elencos podem até acabar sobrevivendo a tudo isso, pois têm reposição. Mesmo assim, pela questão do desgaste, pode ser um tiro no pé. Quanto aos mais humildes...

Então, para que serve exatamente a tal Primeira Liga? Quem sabe para os clubes faturarem com direitos de TV, pois a média de público nos estádios é baixíssima em jogos dos grandes contra os considerados pequenos. E mesmo nos clássicos, não chega a empolgar. Atrativos de verdade, não há.

E por achar que o verdadeiro torcedor dá muito mais valor a um título estadual, sinceramente, me diga: você liga para a Primeira Liga?

RUBENS PACHECO

aaa