ITALIANO: Inter de Milão e Atalanta se classificam à Liga dos Campeões

Por outro lado, o Milan vai precisar se contentar com a vaga na Liga Europa da próxima temporada

por Agência Estado

São Paulo, SP, 26 - Os torcedores dos dois clubes de Milão viveram fortes emoções neste domingo com a 38.ª e última rodada do Campeonato Italiano. Brigando junto com a Atalanta e a Roma por duas vagas na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, Inter de Milão e Milan sofreram até o último minuto.

Melhor para o primeiro, que venceu o Empoli por 2 a 1 no sufoco, em casa, e se classificou ao lado da equipe de Bérgamo, que também fez a sua parte contra o Sassuolo com o triunfo por 3 a 1.

Milan e Roma, que também ganharam neste domingo - 3 a 2 no SPAL, fora de casa, e 2 a 1 no Parma, como mandante, respectivamente -, precisavam do tropeço dos rivais, mas agora terão que se contentar com a vaga na Liga Europa - o clube da capital terá que jogar uma fase preliminar antes da de grupos. A Lazio é a outra equipe garantida na competição.

SURPRESA
Quem ficou com a terceira colocação com 69 pontos - atrás da octacampeão Juventus e do vice Napoli - foi a Atalanta. Teve a mesma pontuação da Inter de Milão, mas levou a melhor no confronto direto.

Jogadores da Inter de Milão comemoram o gol que deu a vaga na Liga dos Campeões
Jogadores da Inter de Milão comemoram o gol que deu a vaga na Liga dos Campeões
A vitória sobre o Sassuolo foi de virada com os gols de Duván Zapata, Papu Gomez e Mario Pasalic. Essa é a primeira vez em sua história que a equipe de Bérgamo jogará a principal competição de clubes da Europa.

HAJA CORAÇÃO
A classificação da Inter de Milão teve momentos de drama e emoção até o apito final. Com o rival Milan vencendo em Ferrara, a equipe da casa precisava vencer o Empoli e os gols só saíram no segundo tempo.

O atacante Keita Balde abriu o placar aos seis minutos e parecia que as coisas ficariam mais tranquilas. Só parecia mesmo. Os visitantes, na briga contra o rebaixamento, empataram com Traore aos 31 e se fecharam.

Na busca desesperada por um gol, valia tudo para a Inter de Milão. Aos 36 minutos saiu o gol salvador do meia belga Nainggolan, aproveitando um rebote de um chute de Icardi, que havia desperdiçado um pênalti, na trave direita. Mas a vaga só foi garantida graças ao goleiro Handanovic, autor de defesas importantes nos instantes finais.

FICOU NA COLA
Com um ponto a menos que Atalanta e Inter de Milão, o Milan terminou na quinta colocação. Em Ferrara, o time rubro-negro venceu com dois gols de Franck Kessie e um de Hakan Calhanoglu. A Roma ficou em sexto, com 66, ao bater o Parma com os tentos de Lorenzo Pellegrini e Diego Perotti. Foi a última partida do meia Daniele De Rossi pela equipe da capital.

A última rodada do Italiano definiu também o terceiro clube rebaixado à Série B. Junto com Chievo Verona e Frosinone, o Empoli caiu com a derrota em Milão. Isso porque o Genoa, seu adversário nesta briga, empatou sem gols contra a Fiorentina, em Florença. Ambos ficaram iguais em 38 pontos, mas o time de Gênova levou a melhor no confronto direto.

Confira os resultados da 38ª rodada
Frosinone
0
x
0
Chievo
Bologna
3
x
2
Napoli-ITA
Torino
3
x
1
Lazio
Sampdoria
2
x
0
Juventus
Roma
2
x
1
Parma
Atalanta
3
x
1
Sassuolo
Cagliari
1
x
2
Udinese
Fiorentina
0
x
0
Genoa
Internazionale
2
x
1
Empoli
Spal
2
x
3
Milan-ITA
Próxima RodadaVeja a Classificação!