Luto! Morre no Rio de Janeiro lendário atacante que foi ídolo de Corinthians e Flamengo
Silva Batuta será sepultado nessa quarta-feira no Rio de Janeiro em cerimônia íntima para familiares
por Agência Futebol Interior
Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O ano de 2020 está sendo marcado pela morte de jogadores lendários. Na noite dessa terça-feira morreu um dos maiores atacantes do futebol brasileiro: Silva Batuta, que estava com 80 anos e faleceu no Hospital Pró-Cardíaco no Rio de Janeiro de causas ainda não conhecidas.
Nascido em Ribeirão Preto no dia dois de janeiro de 1940, Walter Machado da Silva fez sucesso em grandes equipes e no exterior nos anos 1960, além de ter feito vários jogos pela Seleção Brasileira.
SILVA BATUTA, REVELADO PELO SÃO PAULO E ÍDOLO NO CORINTHIANS
Revelado pelas categorias de base do São Paulo, onde não teve grandes oportunidades, Silva Batuta teve uma rápida passagem pelo Batatais e no Botafogo de Ribeirão Preto fez um grande Campeonato Paulista em 1962 e logo foi contratado pelo Corinthians, onde fez vários gols e chegou a ser ídolo.
Mas o destaque maior de Silva Batuta foi no Rio de Janeiro, onde jogou no Flamengo, Botafogo e Vasco. No Flamengo atingiu seu melhor momento e conquistou títulos e até hoje é idolatrado pelo torcida.
ATACANTE DE TOQUE REFINADO E ARTILHEIRO
Dono de um futebol refinado, presença de área e conhecido por fazer gols bonitos, Silva Batuta foi jogar no Barcelona da Espanha quando poucos jogadores brasileiros se transferiam para a Europa. Ficou pouco tempo pois teve dificuldades de se adaptar e reclamou de preconceito racial.

Também teve uma rápida passagem pelo Santos e chegou a formar dupla de ataque com Pelé, em 1967 e no Racing da Argentina.
FINAL DE CARREIRA NO RIO NEGRO-AM E VASCO
No final de carreira, Silva Batuta ainda jogou por equipes da Colômbia e Venezuela e disputou o Campeonato Brasileiro de 1973 pelo Rio Negro-AM. Em 1974, ainda fez parte do elenco do Vasco, campeão brasileiro.
Após encerrar a carreira, Silva Batuta formou-se na faculdade de Direito no Rio de Janeiro, mas continuou no futebol e nos últimos anos chegou a trabalhar no Flamengo.
IRMÃO TAMBÉM JOGOU NO CORINTHIANS E GUARANI
Seu irmão, Wanderley, foi atacante do Corinthians, São Bento, Juventus e Guarani, tendo falecido em 1973 quando jogava pelo Operário de Campo Grande-MS.
Silva Batuta será sepultado nessa quarta-feira no Rio de Janeiro em cerimônia íntima para familiares.
FILHO WALLACE TAMBÉM FOI JOGADOR
Silva Batuta teve um filho que foi jogador: Wallace, mas que não teve o mesmo sucesso do pai. Revelado pelo Flamengo em 1986, Wallace foi atacante em equipes como Bangu-RJ, América de São José do Rio Preto, Nacional-AM, Rio Branco-ES, Anapolina-GO, entre outros.
