Copa SP: Com arena das mais modernas, Barueri é confirmada como uma das sedes

Fundada em 2007, alguns momentos marcantes da história recente do futebol paulista aconteceram na cidade.

por Federação Paulista (FPF)

Barueri, SP, 16 - Dona de uma das arenas mais modernas do Brasil, a cidade de Barueri está confirmada como sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pela estrutura e proximidade com a capital, a Arena Barueri foi palco das últimas sete semifinais do torneio, abrigando grandes jogos neste período. Fundada em 2007, alguns momentos marcantes da história recente do futebol paulista aconteceram na cidade.

NOVA HISTÓRIA

(Crédito: Rodrigo Corsi / FPF)
(Crédito: Rodrigo Corsi / FPF)

Com cerca de 250 mil habitantes e parte da Região Metropolitana de São Paulo, Barueri ingressou no futebol profissional apenas neste século, com o surgimento do Grêmio Barueri, numa história que começou na própria Copinha.

Em 2001, em parceria com o Roma, então de Apucarana, o time foi campeão do torneio ao derrotar o São Paulo. No mesmo ano, passou a disputar competições profissionais da FPF, na Série B-3.

ASCENÇÃO

A ascensão da equipe foi tão rápida que em 2008 conquistou uma vaga na elite do futebol brasileiro, de onde foi rebaixado em 2010. Atualmente, com o Grêmio Barueri licenciado, o mandante de jogos na Arena é o Oeste, fundado em Itápolis, e que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro desde 2013.

JOGOS HISTÓRICOS

Neste período, grandes times de São Paulo mandaram jogos históricos no estádio. O mais emblemático deles, em 2011, foi no clássico entre Corinthians e São Paulo quando o goleiro Rogério Ceni marcou seu centésimo gol da carreira em cobrança de falta, sua especialidade.

No ano seguinte, o Palmeiras enfrentou o Coritiba, na Arena, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 deu vantagem ao alviverde para ficar com a taça no jogo da volta em Curitiba.

COPINHA

Pela própria Copinha, a cidade viu grandes clássicos nacionais nos últimos anos, especialmente pelas semifinais, como Santos e Palmeiras em 2013; Santos e Atlético Mineiro em 2014; São Paulo e Internacional em 2018; e Corinthians e Vasco da Gama em 2019. Além da surpreendente vitória do Botafogo de Ribeirão Preto sobre o Palmeiras, em 2015.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.