Regionalizada, Copa Paulista vai ser disputada paralelamente à Série A3
Copinha vai ter convites, será regionalizada e deve fechar a 'nova temporada' no dia 20 de fevereiro
por Agência Futebol Interior
São Paulo, SP, 28 (AFI) – A Copa Paulista e o Paulista Sub-20 vão ser disputados a partir de setembro e de forma regionalizada - para gerar menos gastos. Outra novidade é que a ‘nova temporada’ da Federação Paulista de Futebol (FPF) vai terminar no dia 20 de fevereiro de 2021.
Para que possa ser encaixada nas datas disponíveis, a Copinha, como é conhecida, vai ser disputada a partir de setembro paralelamente à disputa do Campeonato Paulista da Série A3. Reunião nesta terça-feira definiu a data de reinício como 20 de setembro, com término em meados de novembro.RODADAS INTERCALADAS
Os seus jogos vão ocorrer nos fins de semana, abrindo o meio de semana para os jogos da Copinha. A Copa Paulista é uma competição importante para os clubes do Interior e que dá aos finalistas uma vaga no Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil.
São motivos mais do que suficientes para a sua manutenção dentro do calendário da FPF. O campeão de 2019 foi o São Caetano, que vai disputar a Série D do Brasileiro, enquanto o vice-campeão foi o XV de Piracicaba, que foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil.
DETALHES
Há pouco mais de dez dias, a FPF soltou as diretrizes da Copa Paulista, que poderá ter 32 clubes participantes, sendo 12 da Série A1 (as mais bem colocadas), 11 da Série A2 e nove da Série A3. Em caso de desistência, o próximo da devida classificação assume a respectiva vaga.
A principal diferença em relação às últimas temporadas é que os times rebaixados à Segundona Paulista poderão participar da Copa Paulista, caso as equipes mais bem classificadas optem por não disputar a competição.
Até para evitar ainda mais gastos, a tendência é que a FPF force uma regionalização, tanto na Copa Paulista, quanto no Paulista Sub-20, até para evitar grandes deslocamentos em meio ao cenário de incertezas causado pela pandemia de covid-19.