Rebaixamento quase definido na Série B! Confira as chances dos clubes no Portal FI!

Criciúma é o time com a maior chance de queda; São Bento e Vila Nova também chegam a 90%

por Agência Futebol Interior

Criciúma, SC, 06 (AFI) - A 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi cruel para o quarteto da zona de rebaixamento. Tanto é que os clubes estão com um pé na Série C. Segundo o site Chance de Gol, Vila Nova, Criciúma e São Bento ostentam chance de queda acima de 90%. O Figueirense também se complicou. Restam apenas cinco rodadas e 15 pontos em disputa.

O São Bento, apesar de estar na lanterna e a cinco pontos do primeiro rival fora da degola, não tem a maior chance de descenso. Este "privilégio" é do Criciúma, derrotado pelo Operário em Ponta Grossa. O Tigre, penúltimo colocado com 31 pontos, passou a ter chance de 97,3%.

Criciúma é o time com a maior chance de queda! (Foto: José Tramontin/OFEC)
Criciúma é o time com a maior chance de queda! (Foto: José Tramontin/OFEC)

O lanterna São Bento, mesmo com 30 pontos, aparece com 94,5%. O clube de Sorocaba arrancou um empate ante a Ponte Preta, em Campinas, na última terça-feira. O Vila Nova, que não saiu do zero ante o Figueirense, aparece na 18ª colocação com 32 pontos e chance de 92,4%.

Antigo último colocado da Série B, o Figueirense abre a degola, no 16º lugar com 34 pontos e chance de 73,4%. Mesmo estando a um ponto do Londrina, 16º colocado, o Figueira tem mais do que o dobro de chance dos paranaenses (32,8%). Oeste (4,2%), Guarani (3,1%) e Vitória (2,2%) aparecem com chance acima de 1%.

CÁLCULOS!
De acordo com o Chance de Gol, "as probabilidades de rebaixamento são obtidas com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados do campeonato em questão. A partir de milhares de simulações de todos esses jogos, são contabilizadas todas as possibilidades".

"As probabilidades de cada resultado de cada jogo dependem basicamente da força de cada oponente".

Confira as chances de rebaixamento na Série B:

Criciúma (97,3%)
São Bento (94,5%)
Vila Nova (92,4%)
Figueirense (73,4%)
Londrina (32,8%)
Oeste (4,2%)
Guarani (3,1%)
Vitória (2,2%)
Brasil (0,2%)
Ponte Preta (0,03%)