Cuiabá x Figueirense - Sob a forte ameaça de ser inédito com W.O na Série B

Falta de pagamentos pode motivar W.O inédito na Série B e iniciar uma 'Nova Era' no futebol brasileiro

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 19 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série B pode ter nesta terça-feira um fato inédito: o W.O do Figueirense. Os jogadores viajaram para o Mato Grosso, porém, ameaçam não entrar no gramado da Arena Pantanal para enfrentar o Cuiabá caso não recebem salários atrasados.

O jogo válido pela 17.ª rodada, em princípio, está marcado para começar às 21h30. No momento, o Cuiabá tem 23 pontos em nono lugar, contra 20 do Figueirense em 12.º lugar.

PODE ATÉ SER REBAIXADO
Em caso de W.O o Cuiabá vai ganhar os três pontos e o Figueirense sujeito ainda a punições por parte do STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva – do rio de Janeiro. Mas se der um segundo W.O o clube pode ser eliminado da competição e ser rebaixado para a Série C.

É o que prevê o Regulamento Geral das Competições da CBF, que é soberano sobre o próprio regulamento da Série B.

Figueirense desembarcou em Cuiabá ameaçando W.O
Figueirense desembarcou em Cuiabá ameaçando W.O

IRRESPONSABILDADE TOTAL
A falta de planejamento levou o tradicional Figueirense ao caos. Os jogadores não receberam o salário de julho (que deveria ser pago no quinto dia útil de agosto) e não receberam os direitos de imagem (sempre são valores maiores do que o da carteira profissional) de três meses: maio, junho e julho.

FGTS E SEM RETALIAÇÃO
Além disso, os jogadores reivindicam o pagamento para todos os funcionários, além do depósito no FGTS – Fundo de Garantia. São todos direitos previstos na Justiça do Trabalho, tão e somente não cumpridas pelo clube.

No total, 31 jogadores assinaram um documento pedindo providências da diretoria. Eles receberam total apoio do Conselho Deliberativo, porém, continuam de bolsos vazios. E querem também que não haja nenhum tipo de retaliação por parte da diretoria, o maior culpada por toda esta história lamentável no futebol nacional.

Cuiabá treinou focado no jogo contra o Figueirense
Cuiabá treinou focado no jogo contra o Figueirense

SÃO 20 HEROIS
São 20 os jogadores relacionados. O goleiro Matheus Vidotto, por conta de lesão que o tirou no decorrer da derrota para Ponte Preta por 1 a 0, na quinta-feira passada, fica de fora dessa vez. Elisson, que entrou no decorrer daquela partida, deve sair jogando. Alan, do time sub-20, fica como opção no banco de reservas. Outro desfalque é o atacante Matheus Lucas, que foi expulso e cumpre suspensão automática.

Uma novidade entre os 20 jogadores relacionados é o atacante Yuri Mamute, que já vinha jogando com time sub-23 no Campeonato Brasileiro de Aspirantes e pela primeira vez está relacionado para uma partida da Série B. Mamute tem 24 anos e chegou ao Figueira com contrato de experiência de três meses.

SEM TREINO E SEM FALA
Não houve qualquer treinamento visando o jogo contra o Cuiabá desde que os jogadores não apareceram na reapresentação, sexta-feira. O técnico Vinícius Eutrópio e o experiente coordenador técnico Antônio Lopes esperam que os jogadores entrem em campo em respeito ao clube. Mas ninguém deu declarações ao sair de Florianópolis e nem na chegada a Cuiabá.

CUIABÁ PREPARADO

Suspenso por quatro jogos pela expulsão diante do Atlético-GO, Jean Patrick vai cumprir o terceiro nesta noite. Em relação ao time que perdeu para o América-MG, por 2 a 1, em Belo Horizonte, na última rodada, o técnico Itamar Schülle deve fazer duas mudanças entre os titulares.

Itamar Schulle com uma dúvida
Itamar Schulle com uma dúvida

O zagueiro Leandro Silva cumpre suspensão e dá lugar para Ednei, enquanto o lateral-direito Jonas retorna pelo mesmo motivo. Existe ainda a possibilidade do treinador fazer outra alteração. Autor do gol na derrota diante do Coelho, o atacante Gilmar pode aparecer no lugar de Rodolfo.

“É uma posição que realmente está aberta. Vou escolher um deles antes do jogo, mas os dois estão prontos e motivados para jogar. Não trabalhamos com a possibilidade da não realização do jogo” – comentou Itamar Schulle.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
17ª rodada
Data
20/08/2019
Horário
21h30
Local
Arena Pantanal - Cuiabá (MT)
Árbitro
Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Assistentes
Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)

Cuiabá-MT
Victor Souza;
Jonas, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho;
Escobar, Djavan e Alê;
Felipe Marques, Júnior Todinho e Gilmar (Rodolfo).
Técnico: Itamar Schülle
Figueirense-SC
Elisson;
Alemão Teixeira, Alemão, Ruan Renato e Roberto;
Zé Antônio, Betinho e Tony;
Fellipe Mateus, Rafael Marques e William Popp.
Técnico: Vinícius Eutrópio