Botafogo 1 x 0 São Paulo - A má fase do Tricolor parece não ter fim

O São Paulo perdeu a chance de garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 22 (AFI) - O São Paulo perdeu a chance de garantir antecipadamente a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores na noite desta segunda-feira ao ser derrotado pelo Botafogo, por 1 a 0, no Engenhão, pela penúltima rodada do Brasileirão.

Na quarta colocação, com 63 pontos, o São Paulo ainda corre risco de ser passado pelo Fluminense, que tem 61. Para não depender de um tropeço do Flu, o Tricolor precisa ganhar do Flamengo, no Morumbi.

Por outro lado, o já rebaixado Botafogo conseguiu encerrar um jejum de dez jogos sem vitória, sendo nove derrotas e um empate. Só cumprindo tabela, com 27 pontos, o Fogão se despede da elite contra o Ceará, na Arena Castelão.

VEJA O GOL DE BOTAFOGO 1 X 0 SÃO PAULO

VOLPI SALVOU O TRICOLOR
Apesar de precisar da vitória para conseguir a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores, o São Paulo parecia desanimado. Aos sete minutos, Reinaldo chegou a assustar em chute de primeira para fora. Mas foi só.

Reinaldo foi expulso ainda no primeiro tempo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Reinaldo foi expulso ainda no primeiro tempo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Já rebaixado, o Botafogo quase abriu o placar aos 24 minutos. Ênio recebeu de Bruno Nazário e só não marcou porque Tiago Volpi defendeu.

Aos 28, Warley desceu em velocidade e foi derrubado por Reinaldo fora da área. Como era o último homem, o lateral tricolor foi expulso.

Com um a mais, o Botafogo passou a se soltar mais e Warley fez Tiago Volpi trabalhar em chute rasteiro. Aos 39, o goleiro voltou a salvar o São Paulo em chute de Ênio. Ainda antes o intervalo, o camisa 1 tricolor evitou o gol de Luiz Otávio.

EMOCIONANTE
O panorama do jogo não mudou depois do intervalo. O Botafogo pressionava o São Paulo, que pouco ameaçava Diego Loureiro. Aos 12 minutos, o Fogão finalmente abriu o placar no Engenhão.

Warley cruzou e Matheus Babi se antecipou a Arboleda para cabecear no ângulo de Tiago Volpi. O São Paulo não parecia ter forças para buscar o empate apesar de Gabriel Sara ter levado perigo em um voleio.

No contra-ataque, Warley escapou em velocidade e bateu para defesa de Tiago Volpi. Aos 36 minutos, Galeado caiu dentro da área após contato com Sousa e o árbitro assinalou pênalti.

Luciano cobrou no cantinho e Diego Loureiro foi buscar. Nos minutos finais, o São Paulo tentou de todas as formas, principalmente na bola aérea, mas não conseguiu o empate.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
37ª rodada
Data
22/02/2021
Horário
20h00
Local
Nilton Santos - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes
Kleber Lucio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC)

Cartões Amarelos
Botafogo-RJ: Navarro, Luiz Otávio, Bruno Nazário
São Paulo-SP: Igor Gomes, Bruno Alves, Pablo, Léo Pelé, Hernanes

Cartões Vermelhos
São Paulo-SP: Reinaldo
Gols
Botafogo-RJ: Matheus Babi 12' 2T
Botafogo-RJ
Diego Loureiro;
Kevin, Marcelo Benevenuto, David Sousa e Hugo;
Luiz Otávio (Barrandeguy), Kayque (Mateus Baby) , Warley (Davi Araújo), Bruno Nazario (Cesinha) e Ênio;
Rafael Navarro (Mateus Nascimento).
Técnico: Lúcio Flávio (interino)
São Paulo-SP
Tiago Volpi;
Juanfran (Igor Vinícius), Arboleda, Bruno Alves (Hernanes) e Reinaldo;
Luan, Tchê Tchê, Igor Gomes (Rojas) e Gabriel Sara (Galeano);
Luciano e Toró (Léo).
Técnico: Marcos Vizolli