Estudioso e com atletas convocados à Seleção, Bira Arruda visa mercado na Série A3 de 2020

Treinador tem passagens de sucesso por Desportivo Brasil e Olímpia recentemente

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 25 (AFI) - A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu o formado de disputa das Séries A1, A2 e A3, enquanto os clubes começam a correr contra o tempo na tentativa de definição de comissão técnica e contratação de jogadores para 2020.

De olho neste mercado, Bira Arruda tem mantido contato com dirigentes no país por recolocação ao trabalho - recentemente, o treinador recebeu proposta para trabalhar nos Estados Unidos, mas quer se projetar, primeiramente, com bons trabalhos no seu país.

"O mercado está muito agitado. Converso com alguns dirigentes e analiso com carinho alguma proposta interessante para realização de grande trabalho. No momento, penso ter de fazer bons trabalhos aqui no Brasil", revelou.

HISTÓRICO

O treinador teve passagem de sucesso nas categorias de base do Desportivo Brasil e assumiu o comando profissional, interinamente, na pré-temporada do ano passado.

No sub-15, ostentou aproveitamento de 66% no Campeonato Paulista da categoria, com 27 jogos, 16 vitórias, oito empates, três derrotas e alcançou às quartas de final com marca de 53 gols.

Por nova chance, Bira Arruda foca na Série A3
Por nova chance, Bira Arruda foca na Série A3

Em 2019, Arruda teve a primeira oportunidade real no time de cima. Ele debutou na Série A3 à frente do Olímpia - chegou ao Estádio Maria Tereza Breda em situação difícil, após cinco mudanças no cargo e, com pouco tempo de casa, conseguiu escapar do rebaixamento.

"Trata-se de grande experiência trabalhar em uma divisão tão difícil quanto a Série A3. No futebol de hoje, é duro desenvolver bom trabalho quando não tem tempo para pôr em prática a filosofia", analisou.

SELEÇÃO

Com vários títulos na base do Desportivo Brasil - Copa Ouro Sub 15 de 2017, Torneio Brasil-Japão Sub 14 de 2018, Torneio DB/Luneng Shandong Sub 16 de 2017 -, Bira também soma a terceira colocação na Copa Paulista de 2016 como auxiliar técnico do profissional do Rio Claro.

Seus ótimos trabalhos na base fizeram com que dois atletas do time de Porto Feliz fossem convocados à Seleção Brasileira: o goleiro Gustavo e o atacante Daniel.

SAIBA MAIS

Ex-jogador com passagens pelas categorias de base de São Paulo, Boa Esporte, Santos e profissional de Lemense, Palmeiras, Desportiva-ES, Marília e Uberlândia, Bira foi coordenador técnico do São José/Cerquilho.

Ele também foi observador técnico do Trivela Soccer, auxiliar técnico no Rio Claro e treinador do Botafogo Academy-SP, no projeto China. Na beira do gramado nas categorias inferiores, Arruda vem de ótimos resultados e conquistas.

Além de campanha espetacular no Paulista Sub 15, levou o Desportivo Brasil ao bicampeonato da Copa Ouro, em 2017, após vencer o São Paulo, em pleno CT de Cotia, por 2 a 0 e conquistou o Torneio Brasil–Japão de 2018 ao fazer 4 a 2 no Verdy Yomiuri.

CURRÍCULO

Formação Acadêmica

Licença na Confederação Brasileira de Futebol - CBF

Princípios do Futebol - Universidade do Futebol

MBA em Gestão de Negócios - 2003

Linha de Pesquisa: Gestão Futebol - UNIVEM Ensino Superior

Bacharelado em Direito (2000) – Universidade de Marília

Professor de Graduação e Pós Graduação em Gestão de Pessoas - 2001/2006 - FGV - UNIP - Faculdade Anhanguera e outras

Palestrante Profissional em Formação de Equipes - Desde 2004