Copa dos Refugiados: Níger e Congo disputam a final neste domingo no Pacaembu

Jogo será às 14h com entrada gratuita pelo portão da Praça Charles Miller.Organizadores pedem a doação: 1 kg de alimento não-perecível

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 16 - A Copa dos Refugiados 2019 chega ao final neste domingo (20) no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. As equipes de Níger e Congo entram em campo às 14h, para decidir quem será o campeão do torneio. A competição começou no dia 5 de outubro e teve a participação de 16 equipes, com todos os jogos sendo disputados no campo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

COMPETIÇÃO

A Copa dos Refugiados, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a ONG África do Coração, chega em sua quinta edição e se consolida como evento tradicional do calendário esportivo da cidade.

INTEGRAÇÃO

A Copa dos Refugiados chega em sua 5ª edição
A Copa dos Refugiados chega em sua 5ª edição

O coordenador da Copa dos Refugiados, Braima Mané, destaca a integração entre os times participantes do torneio neste ano.

"Os jogos foram realizados num clima de muita harmonia e paz. Tivemos um apoio enorme da SEME. Agora estamos indo para o Pacaembu."

"Esperamos vocês. Todos estão convidados a levantar nossa bandeira do refúgio e da imigração, mostrar que os refugiados e os imigrantes têm muito a oferecer", disse Mané.

QUEBRANDO BARREIRAS

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, a Copa dos Refugiados é uma forma de quebrar barreiras, o preconceito e a xenofobia, além de unir os povos e promover uma cultura de paz.

"Lembro que há 50 anos, em fevereiro de 1969, o Santos liderado por Pelé foi capaz de parar uma guerra na Nigéria. Nigerianos e separatistas do leste africano deixaram as armas de lado por algumas horas para que todos pudessem assistir ao jogo na cidade de Benin, ver Pelé em campo."

"Por isso sempre digo que o esporte é capaz de promover uma cultura de paz. A Copa dos Refugiados é mais um exemplo da São Paulo acolhedora, a cidade de todos os povos", comentou o secretário.

EM BUSCA DO BI

Níger, atual campeão, quer provar que tem um bom time e promete muita garra em busca do bicampeonato. Ejike Otti, de 23 anos, já tentou ser jogador profissional numa equipe da segunda divisão do Campeonato Brasiliense, mas teve problemas com a documentação.

Jogando atualmente num time da várzea no Grajaú, na zona sul, Otti diz que estar no campo do Pacaembu será motivo de orgulho.

EM BUSCA DO TÍTULO

A República Democrática do Congo chega à sua terceira final da Copa dos Refugiados. Foi campeã em 2016 e quer desbancar Níger. Denílson Pedro, de 22 anos, está no Brasil desde 2013 e não vê a hora de chegar o domingo.

"O Congo chega para ganhar, jogar no Pacaembu vai ser incrível, é um sentimento, é uma emoção muito grande na minha vida. Só falta ser campeão.", afirmou o jogador.

A cidade de São Paulo tem, atualmente, o número oficial de 2.540 refugiados, segundo dados do Núcleo de Estudos e População Elza Berquó, da Unicamp. Há cerca de 20 mil pedidos de refúgio em andamento.

ENTRADA FRANCA E PEDIDO DE DOAÇÃO

O público poderá assistir de graça a final da Copa dos Refugiados, no Pacaembu. A entrada será a partir das 13h pelo portão da Praça Charles Miller. Os organizadores pedem a doação de 1 kgde alimento não-perecível.

EXPOSIÇÃO

Após a final da Copa dos Refugiados, o público também terá a oportunidade de visitar o Museu de Futebol, na própria Praça Charles Miller, a exposição Contra Ataque: As mulheres do futebol, que termina no domingo (20).

RESULTADOS DA COPA DOS REFUGIADOS 2019

Oitavas de final 05/10/2019

Guiné Bissau 1 x 0 Tanzânia

Libano 0 x 2 Mali

Congo 5 x 0 Coreia do Sul

Venezuela 0 x 0 Camarões - Camarões venceu nos pênaltis

Togo 0 x 2 Colômbia

Haiti 2 x 2 Gâmbia - Gâmbia venceu nos pênaltis

Angola 1 x 4 Nigéria

Niger 0 x 0 Benin - Benin venceu nos pênaltis.

Quartas de final 06/10/2019

Guiné-Bissau 4 x 0 Mali

Congo 1 x 0 Camarões

Gâmbia 1 x 0 Colômbia

Níger 2 x 0 Nigéria

Semifinal 13/10/2019

Guiné Bissau 0 x 1 Congo

Níger 4 x 0 Gâmbia

Disputa do 3º Lugar 13/10

Gâmbia 1 x 0 Guiné Bissau

Campeões da Copa dos Refugiados

2014 Haiti

2015 Nigéria

2016 Congo

2017 Nigéria

2018 Níger