Luto! Morre ex-goleiro de Guarani, Palmeiras, Grêmio e Seleção Brasileira

João Marcos faleceu nesta quinta-feira na cidade de Botucatu, interior de São Paulo

por Agência Futebol Interior

Botucatu, SP, 02 (AFI) - O ano de 2020 tem sido triste em todos os aspectos. Na manhã desta quinta-feira, faleceu na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, o ex-goleiro João Marcos, revelado pelo Guarani e com passagens por grandes equipes do Brasil e Seleção Brasileira.

João Marcos Coelho da Silva tinha 66 anos e residia em Botucatu, onde nasceu no dia 1º de junho de 1953.

João Marcos, goleiro do Palmeiras em 1981
João Marcos, goleiro do Palmeiras em 1981

O ex-jogador faleceu em razão de problemas no fígado após passar alguns dias internado no Hospital da UNESP, em Botucatu.

CRIA BUGRINA

Goleiro de boa estatura e muito ágil debaixo das traves, João Marcos começou carreira nas divisões de base. Já com 18 anos, era o reserva imediato de Tobias no início dos anos 1970 pelo Guarani.

Depois de rápido empréstimo à Caldense-MG, João Marcos teve algumas oportunidades como titular da meta bugrina, mas não se firmou - posteriormente, passou por América-SP, São Bento e Noroeste, onde foi muito bem e despertou atenção de grandes clubes.

Em 1981, foi comprado pelo Palmeiras e tornou-se titular por duas temporadas. Na sequência, esteve no Grêmio, onde sofreu contusão séria, a qual abreviou a carreira em 1985. Pelo time de Porto Alegre, em 1984, João foi convocado à Seleção Brasileira e foi titular.

RETOMADA

Em 1986, João tentou voltar a atuar jogando com a camisa do Novorizontino, mas teve dificuldades e fez poucas partidas, até decidir por encerrar as atividades.

Capa do livro escrito por João Marcos
Capa do livro escrito por João Marcos

DEPRESSÃO E ALCOOLISMO

Após deixar o futebol, João Marcos entrou em depressão e mergulhou fundo no consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, passando por clínicas de recuperação até curar do vício.

Esses fatos são narrados em um livro biográfico escrito pelo próprio ex-atleta, em parceria com o jornalista Ercik Facioli: "A maior de todas as defesas" - A história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol.

PROFESSOR

Nos últimos anos, João Marcos dava aulas de futebol para garotos em clubes de Botucatu, onde foi candidato a vereador eleito em 2016.

Ele será enterrado na tarde dessa quinta-feira, no Cemitério Municipal de Botucatu - em razão da pandemia do Covid-19, acontecimento será restrito apenas aos familiares.