Com 100%, Palmeiras fecha o mês de janeiro como 'melhor time do Brasil'

Para contar os pontos foram computados apenas os jogos dos campeonatos estaduais

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 01 (AFI) – Em ano de Copa do Mundo, com as competições mais enxutas, todos os jogos no início do ano são importantes para ditar os objetivos do restante da temporada. Com o fim de janeiro, os times que disputarão o Campeonato Brasileiro já puderam ter uma prévia do que terão pela frente. Único com 100% de aproveitamento e líder do Campeonato Paulista, o Palmeiras fechou o mês como o melhor time do futebol nacional e o Grêmio, atual campeão da Libertadores e vice Mundial de Clubes, é o lanterna.

Em média os clubes jogaram quatro partidas em janeiro, com exceção de Atlético-PR, Paraná, Bahia e Vitória, que têm apenas três jogos cada. O principal destaque é o Bahia, que, apesar de estar apenas na sexta posição do Campeonato Baiano, tem 44% de aproveitamento, o que lhe credencia por uma vaga hipotética na Sul-Americana. Mas, como tem um jogo a menos, aparece com apenas quatro pontos, na imaginária zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Com 100% de aproveitamento, Palmeiras fecha o mês de janeiro como melhor time do Brasil
Com 100% de aproveitamento, Palmeiras fecha o mês de janeiro como melhor time do Brasil
Para contar os pontos foram computados apenas os jogos dos campeonatos estaduais, descontando as partidas de Libertadores e Copa do Brasil. Jogando apenas com as categorias de base, o Grêmio somou apenas um ponto na temporada, em um empate por 1 a 1 com o São Luiz, além de três derrotas consecutivas. Por enquanto o tricolor gaúcho tem também a pior defesa do Brasil, com 11 gols sofridos em apenas quatro jogos, uma média de quase 3 por jogo.

Outras informações importantes: Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Corinthians e Ceará são os melhores ataques, com oito gols cada. Chapecoense e Flamengo ainda não sofreram gols em seus estaduais, mas também balançaram as redes apenas quatro vezes cada. Mesmo sem o 100% de aproveitamento, Vitória, Atlético-PR, Botafogo, América-MG, Cruzeiro, Flamengo e Chapecoense estão invictos na temporada.